Virtuos confirma despedimentos e reduz 7% da equipa a nível global

- Publicidade -

Cerca de 270 trabalhadores na Ásia e Europa foram afetados por uma reestruturação do estúdio reconhecido por ajudar em alguns dos jogos mais populares.

A Virtuos, estúdio especializado em co-desenvolvimento de videojogos e que trabalhou recentemente em Oblivion Remastered, ou nos mais recentes conteúdos de Cyberpunk 2077, confirmou o despedimento de cerca de 270 funcionários, numa reestruturação que afeta aproximadamente 7% da sua força laboral global. A maioria dos cortes ocorreu em equipas na Ásia, com cerca de 200 posições eliminadas, enquanto na Europa o impacto rondou as 70, com menos de uma dezena de despedimentos em França — onde está sediada a equipa principal responsável pela remasterização Oblivion.

A empresa justificou esta decisão com uma reestruturação das suas operações, face aos desafios atuais da indústria, indicando em comunicado que estão “a evoluir para responder às necessidades dos nossos parceiros”. A reestruturação teve assim um impacto mais acentuado nos estúdios asiáticos devido à diminuição da procura por certos serviços e à necessidade de alinhar as localizações das equipas com as dos clientes, tendo em conta a natureza cada vez mais iterativa do co-desenvolvimento criativo.

Apesar destes cortes, a Virtuos sublinhou o reforço da sua presença em mercados considerados estratégicos, com a aquisição recente de estúdios como a Beyond-FX, Pipeworks e Umanaïa na América do Norte, e da Third Kind Games e Abstraction na Europa. Estas aquisições, de acordo com o estúdio, permitem consolidar competências em áreas como efeitos visuais, programação em Unreal Engine e desenvolvimento criativo.

Os projetos atualmente em desenvolvimento, incluindo Oblivion Remastered, as actualizações de Cyberpunk 2077 e a colaboração com a Konami em Metal Gear Solid Δ: Snake Eater, continuarão a ser desenvolvidos sem alterações. A Virtuos garantiu ainda que os funcionários afetados por este episódio terão acesso a pacotes de compensação, apoio à transição de carreira e, quando possível, propostas de reintegração noutras localizações.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados