Microsoft anuncia novo corte de 9.100 postos de trabalho, com impacto significativo na divisão Xbox

- Publicidade -

A tecnológica norte-americana continua a reduzir a sua força de trabalho, atingindo agora cerca de 4% do total de colaboradores.

A Microsoft confirmou um novo despedimento em larga escala, que já se especulava há alguns dias, com até 9.100 funcionários a serem afetados, numa ronda de despedimentos recorde que representa aproximadamente 4% da sua força laboral – de acordo com o portal The Seattle Times. A divisão de jogos, a Xbox está entre as mais atingidas, com um impacto a nível global, embora ainda não tenham sido divulgados números específicos por equipa ou departamento.

Este novo corte surge num contexto de sucessivos despedimentos ao longo do último ano. Em janeiro de 2024, a Microsoft dispensou 1.900 colaboradores ligados à Activision Blizzard e Xbox, seguidos pelo encerramento de vários estúdios em maio. Em junho, a empresa reduziu ainda mais as suas equipas com a eliminação de cerca de 1.000 postos de trabalho ligados ao HoloLens e à Azure Cloud, para além de mais 305 cortes no início desse mês. Já em setembro de 2024, a estrutura da Xbox foi novamente reorganizada com a saída de 650 pessoas.

Num comunicado enviado à sua equipa, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, referiu que o objetivo destas decisões passa por “posicionar a área de jogos para um sucesso duradouro”, permitindo uma maior agilidade através da redução de camadas de gestão e do foco em áreas com maior potencial de crescimento estratégico. Num tom muito corporativo, Spencer afirma que reconhece que a plataforma e os projetos da Xbox nunca estiveram tão fortes e sublinhou a necessidade de “proteger o que está a prosperar” e de “priorizar as oportunidades mais promissoras”, como forma de garantir a sustentabilidade a longo prazo. No fundo, dando mais prioridade às oportunidades de negócio, numa altura de enorme sucesso da marca, do que à sustentabilidade das suas equipas e a preservação dos postos de trabalho em causa.

Apesar de não se conhecerem para já muitos detalhes deste episódio, os colaboradores afetados terão acesso a compensações, apoio de saúde e serviços de colocação profissional, de acordo com a legislação local de cada grupo e equipa. A empresa afirma ainda que dará prioridade à candidatura destes profissionais noutras vagas abertas dentro da Microsoft Gaming.

Com mais este despedimento, a Microsoft ultrapassa os 17 mil postos de trabalho eliminados desde o início de 2024, em mais um episódio que tem afetado várias áreas da empresa e que se junta à vaga de cortes transversais na indústria tecnológica.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados