NVIDIA confirma fim do suporte às placas gráficas das séries GeForce GTX 700, 900 e 10 após versão 580 dos seus drivers

- Publicidade -

As placas gráficas da NVIDIA com arquiteturas Maxwell, Pascal e Volta deixarão de receber atualizações com a próxima grande versão dos drivers.

A NVIDIA confirmou que a próxima versão principal dos seus drivers, a versão 580, será a última a oferecer suporte para três gerações de placas gráficas mais antigas, incluindo modelos GeForce e profissionais. Com o lançamento da próxima versão dos drivers, deixarão de ser suportadas as arquiteturas Maxwell (GTX 700 e GTX 900), Pascal (GTX 10) e Volta (representada apenas pela TITAN V).

Esta decisão foi revelada através da atualização do calendário de descontinuação de drivers para sistemas UNIX. No entanto, as versões de drivers são partilhados entre sistemas UNIX e Windows, pelo que a medida terá impacto transversal em ambas as plataformas.

Na prática, isto significa que a NVIDIA deixará de lançar drivers Game Ready para algumas das últimas placas da gama GTX. Ainda assim, a série GeForce GTX 16, baseada na arquitetura Turing, continuará a ser suportada, mantendo o acesso a futuras atualizações.

Apesar de estas arquiteturas já contarem entre 8 a 11 anos, a decisão marca o fim de uma era para muitos utilizadores. A longevidade do suporte oferecido até agora tem permitido que placas como a GTX 1060 ou GTX 970 se mantivessem viáveis durante um período excecionalmente longo. A mudança, contudo, poderá forçar uma atualização para quem ainda utiliza estas GPUs mais antigas, especialmente se os softwares e jogos atuais requererem novas versões de drivers e outras otimizações.

A NVIDIA não revelou ainda quando será lançada a versão 580 dos drivers, nem há previsão para o lançamento de versões de drivers intermédias futuras. Para já, a alteração não tem impacto imediato, tratando-se de uma preparação para alterações que só deverão ocorrer nos próximos meses.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados