Vários modelos de impressoras Brother foram afetados por vulnerabilidades críticas

- Publicidade -

A Brother admite a existência das vulnerabilidades e recomenda medidas imediatas para proteger os dispositivos.

Investigadores da empresa de cibersegurança Rapid7 identificaram oito vulnerabilidades críticas que afetam um vasto número de impressoras da marca Brother. O impacto é significativo, afetando 689 modelos diferentes, incluindo também equipamentos das marcas Fujifilm Business, Ricoh, Toshiba e Konica Minolta.

A dimensão da descoberta é particularmente preocupante, uma vez que quase todos os modelos da Brother parecem estar comprometidos. Em resposta, a fabricante publicou um documento em PDF com a lista detalhada dos modelos afetados, bem como a descrição de cada falha de segurança. Esta lista abrange impressoras de jato de tinta e a laser.

Face à situação considerada crítica, a Brother reagiu com celeridade, disponibilizando atualizações de firmware para diversos modelos. O documento divulgado acima, para cada dispositivo, revela se a atualização já se encontra disponível na coluna “Firmware atualizado”. Assim, os utilizadores podem descarregar a atualização diretamente a partir do site oficial da marca, ou proceder à verificação através da interface administrativa do equipamento.

Contudo, a situação mantém-se complexa. De acordo com a Rapid7, a falha mais grave não pode ser corrigida apenas com uma atualização de software. Esta vulnerabilidade permite a um atacante não autenticado ignorar mecanismos de proteção e gerar a password predefinida do administrador. Caso esta não tenha sido alterada, o atacante consegue obter controlo total da interface de administração da impressora.

A Brother sublinha, assim, que é imperativo alterar de imediato a password predefinida da conta de administrador, mesmo após a instalação das atualizações. Para os modelos que ainda não dispõem de uma correção oficial, a Brother propõe soluções temporárias, embora estas possam limitar algumas funcionalidades. As recomendações variam consoante a vulnerabilidade:

  • CVE-2017-9765: Desativar os serviços Web Services on Devices (WSD)
  • CVE-2024-2169: Desativar o protocolo TFTP (Trivial File Transfer Protocol)
  • CVE-2024-51977: Sem solução temporária disponível
  • CVE-2024-51978: Alterar a password predefinida do administrador
  • CVE-2024-51979: Alterar a password predefinida do administrador
  • CVE-2024-51980: Desativar os serviços WSD
  • CVE-2024-51981: Desativar os serviços WSD
  • CVE-2024-51982: Sem solução temporária disponível
  • CVE-2024-51983: Desativar os serviços WSD
  • CVE-2024-51984: Alterar a password predefinida do administrador

Importa salientar que todas estas falhas requerem ligação em rede ou à Internet para serem exploradas. Os utilizadores que mantêm as suas impressoras desligadas da rede ou com esses serviços desativados estão parcialmente protegidos contra algumas destas ameaças.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados