Almada recebe três novas linhas da Carris Metropolitana, reforços de horários e cobertura alargada a cinco zonas do concelho.
A rede de transportes da Carris Metropolitana em Almada será alvo de alterações a partir de amanhã, dia 1 de maio, com a introdução de três novas linhas, a supressão de outras existentes, a expansão do serviço a cinco novas zonas e o reforço de horários em várias ligações. As mudanças visam melhorar a cobertura territorial e a articulação com outros modos de transporte.
As zonas da Aroeira, Charneca da Caparica, Lazarim, Cova do Vapor e Trafaria passam a dispor de cobertura alargada ou passam a ser servidas pela primeira vez, numa reorganização que pretende evitar sobreposições de percursos e otimizar os recursos disponíveis.
Entre as principais novidades encontra-se a nova linha 3039, que ligará a Cova do Vapor à Raposeira, via Trafaria. Esta ligação permitirá transbordos com o transporte fluvial, em particular na estação da Trafaria, e substituirá parcialmente as atuais linhas 3014 e 3015, que serão desativadas. O percurso incluirá pontos de interesse como escolas, os Bombeiros Voluntários da Trafaria, a Junta de Freguesia e o centro de saúde CRIA.
Com a descontinuação das linhas 3014 e 3015, as linhas 3009 (Cacilhas – Trafaria) e 3019 (Charneca da Caparica – Trafaria) serão reforçadas, de forma a cobrir os trajetos anteriormente assegurados por aquelas linhas.
Será também criada a linha 3042, que fará a ligação entre a Aroeira e a Charneca da Caparica, assumindo os percursos das linhas circulares 3006, 3029 e 3037, que serão suprimidas. A nova linha incluirá paragens em zonas residenciais, estabelecimentos de ensino, serviços públicos e áreas comerciais.
A linha 3043 é outra das novidades e ligará a Charneca da Caparica a Lazarim, concretamente ao Casalinho da Rosa, passando a abranger zonas atualmente sem serviço. Esta nova ligação substituirá as linhas 3028 e 3020, ambas circulares, e incluirá paragens junto de infraestruturas de saúde, escolas e serviços administrativos.
A linha 3021, que assegura a ligação entre a Costa da Caparica e o Monte da Caparica (FCT), contará com um reforço de 28 novos horários: cinco em dias úteis, 12 aos sábados e 11 aos domingos.
As novas linhas manterão a política tarifária habitual nas ligações de curta distância, com preços de 1,25€ para bilhetes adquiridos a bordo e de 0,85€ em pré-pagamento. Toda a informação detalhada, incluindo os horários actualizados, estará disponível no site e na aplicação da Carris Metropolitana.