A Google aponta o mês de junho para o lançamento oficial do seu mais avançado sistema operativo móvel, o Android 16.
Há algum tempo que sabemos que a Google mudou completamente o calendário de lançamentos do sistema operativo Android, confirmando que a versão final do Android 16 chegará muito mais cedo do que é habitual. A próxima versão do Android, cujo ciclo de desenvolvimento já se encontra bastante avançado, será lançada no segundo trimestre de 2025, e, agora, foi a própria Google a confirmar que tal acontecerá já em junho.
Durante a Mobile World Congress 2025, que acontece anualmente em Barcelona, Espanha, a Google aproveitou para revelar algumas das novas funcionalidades do seu próximo sistema operativo, focando-se na utilização diária por parte dos utilizadores, destacando novidades em ferramentas como o Circle to Search e o Gemini.
Ao Android Police, Sameer Samat, presidente do ecossistema Android, revelou que este lançamento será antecipado devido (ou graças) ao Trunk Stable Project que, embora esteja disponível desde o lançamento do Android 14 QPR2, entrará em vigor com a próxima versão do Android. “O desenvolvimento estável do Trunk significa que todos que trabalham no Android contribuem para o mesmo ramo de código. Podemos construir todo o sistema com mais regularidade e frequência. Isso é o oposto de trabalhar em ramos diferentes e depois juntá-los todos no final. Então, precisamos de muito tempo para resolver problemas e desafios. Um dos motivos do cronograma de lançamento original era que faríamos essa fusão em junho. Então, de junho até ao final do ano, levaria tempo para resolver todos esses problemas. E então, um dos desafios que nos propusemos internamente foi ver se conseguiríamos lançar o produto mais cedo.”
Recentemente, a Google lançou a beta 2.1 do Android 16 para corrigir alguns bugs que afetaram o beta 2 anterior, lançado em meados de fevereiro e cheio de novidades, mesmo sabendo que a equipa de desenvolvimento está a guardar algo no bolso para surpreender antes do seu lançamento estável.
Contas feitas, o ciclo de desenvolvimento está a acontecer de forma rápida e tranquila, seguindo o plano indicado em novembro pela própria Google.