Mozilla anunciou o novo Firefox 136, que vem com separadores verticais e outras novidades

- Publicidade -

O Firefox 136 já está disponível para o sistema operativo Windows, macOS e Linux.

A Mozilla lançou a versão estável do Firefox 136, que já está disponível para download. Esta atualização chega com algumas novas funcionalidades, mas a mais interessante parece ser os novos separadores verticais. A atualização surge num momento em que a Mozilla atravessa alguma controvérsia após alterar os seus termos de utilização.

Para ativar os separadores verticais no Firefox 136, basta clicar com o botão direito do rato no ícone no canto superior esquerdo (ao lado do botão Voltar) e selecionar “Ativar separadores verticais”. Em alternativa, poderão aceder às definições do navegador e, depois, marcar a caixa “Mostrar barra lateral” na secção Geral. Nessa secção, o painel lateral aparecerá à esquerda, pelo que terão, em seguida, de clicar na roda dentada na parte inferior e, finalmente, ativar “Separadores verticais”. A partir daqui, a nova visualização será configurada e poderão ajustar o tamanho que os separadores à esquerda irão ocupar.

Firefox 136
Separadores verticais no Firefox 136

As ferramentas da barra lateral também incluem um chatbot de IA à vossa escolha, favoritos, histórico e guias de dispositivos que sincroniza com a vossa conta Mozilla.

Mas essa não foi a única novidade, uma vez que a caixa de diálogo “Limpar dados de navegação e cookies” permite agora limpar as informações de formulários guardadas separadamente do histórico de navegação. Adicionalmente, o Smartblock Embeds permite desbloquear seletivamente certas redes sociais que são bloqueadas nos modos de navegação restrito e privado na opção “Proteção melhorada contra a monitorização”. Neste momento, o suporte é limitado a alguns tipos de elementos incorporados, com mais a serem adicionados em atualizações futuras.

Para terminar, mas não menos importante, o Firefox 136 agora atualiza o carregamento das páginas para HTTPS por defeito e recorre ao HTTP caso a ligação segura falhe. No macOS, alguns separadores em segundo plano serão movidos para núcleos menos potentes, reduzindo o consumo de energia. Para além disso, a aceleração gráfica de vídeos HEVC já é compatível com o macOS. Na mesma linha, a descodificação de vídeo por hardware já está ativa para placas gráficas AMD no sistema operativo Linux. Por fim, o Firefox agora prefere o formato PNG ao copiar imagens do navegador, o que ajuda a preservar a transparência.

Como sempre, o Firefox 136 já está disponível para download no site oficial da Mozilla.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados