A 24ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela começa já no próximo dia 13 de outubro, prolongando-se até 20 do mesmo mês, e terá como um dos pontos altos a realização do primeiro Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente. De 13 a 15 de outubro, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela será ponto de encontro e de discussão sobre a importância do cinema e dos festivais de temática ambiental para a valorização do tema e enquanto propostas culturais de atração de públicos e captação turística sustentável.
E algo de especial poderá vir acontecer até porque não foi fácil reunir no mesmo espaço membros de instituições como as Nações Unidas, Banco Mundial, Unesco, National Geographic e ainda um líder indígena para, em conjunto, discutirem Cinema Ambiental. Mas, este ano, o CineEco superou-se.
O 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente integra um eclético painel de oradores de destaque mundial na defesa e promoção ambiental como Catherine Beltrandi, do departamento de Ambiente das Nações Unidas; Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro; Giulia Camilla Braga, Comunicação Externa do Banco Mundial; Helena Freitas, Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável; Ashley Hoppin, produtora executiva da National Geographic, entre outros participantes.
A somar a estes convidados, o Fórum recebe ainda 36 diretores de festivais de ambiente de todo o mundo, pertencentes ao Green Film Network (GFN).
A cerimónia de abertura do 1º Fórum Internacional de Festival de Cinema de Ambiente acontece a 13 de outubro, sábado, às 09h30 com a presença prevista do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, do Presidente do Turismo Centro, Pedro Machado, do Presidente do GFN, Gaetano Capizzi, e ainda do diretor do CineEco, Mário Branquinho. No dia a seguir, 14 de outubro, entre as 10h e as 17h30, decorre a Assembleia Geral da GFN. O Fórum encerra segunda-feira, 15 de outubro, com um passeio pela região da Serra da Estrela com a grande maioria dos participantes do Fórum.
Entre 13 e 20 de outubro são mais de 80 os filmes que ocupam os dois Auditórios da Casa da Cultura de Seia, numa programação que inclui ainda workshops, concertos e conversas em torno de temas que marcam o ambiente e o planeta.
A par das secções competitivas, o CineEco Seia integrará ainda duas sessões dedicadas aos mais novos; uma conversa liderada por Fernanda Botelho sobre a viagem das plantas e seus usos tradicionais em Portugal e nos vários países da lusofonia; um concerto para Olhos Vendados, orquestrado por Luís Antero, workshops e ciclos expositivos.