Jovem designer utilizou Samsung Galaxy Note 9 para desenhar e produzir nova coleção

- Publicidade -

Aurélie Fontan, uma jovem fashion designer premiada, conquistou um marco no mundo da moda ao criar a primeira coleção cápsula de alta-costura do mundo desenhada e produzida através de um smartphone. Aurélie juntou-se à Samsung para utilizar o Galaxy Note 9 nas sete principais etapas de criação e produção da primeira coleção de ‘Mobile Couture‘ do mundo.

O dispositivo foi utilizado para criar os esboços, comunicar via wireless com novas ferramentas de produção, imprimir em 3D os acessórios de fixação e pintar remotamente os padrões dos tecidos desta coleção peculiar. Permitiu ainda à Aurélie acelerar todo o processo de prototipagem e desenvolvimento através da sincronização de apps com fornecedores, bem como através da capacidade de conexão com os mesmos, ou alterar as suas criações onde quer que esteja.

Com foco no design, as peças da Mobile Couture oferecem uma alternativa ao rápido sistema do mundo da moda e maximiza o poder e potencial da tecnologia digital e móvel. As peças finais foram feitas com uma combinação de peles recicladas e acessórios de fixação de plástico 3D biodegradáveis, tendo o processo inteiro de criação durado em seis semanas.

A S Pen do Note 9 ofereceu à estilista precisão e controlo durante a criação dos esboços, enquanto que as capacidades de processamento e armazenamento do dispositivo permitiu conectar-se diretamente com ferramentas tecnológicas inovadoras para acelerar, editar e inovar nas fases de desenvolvimento e produção final – tudo através de um equipamento que cabe num bolso. A título de exemplo, o Note9 acelerou o processo de prototipagem em aproximadamente 40% e a coleção foi criada em oito dias, em vez dos habituais 14 dias.

Como o Galaxy Note 9 foi utilizado

Procurar inspiração

  • A câmara e a S Pen foram utilizadas para procurar, anotar e manter a inspiração do sketchbook digital da Aurélie.
  • Graças à bateria com duração de um dia inteiro e a grande capacidade de armazenamento, a Aurélie pode aceder e trabalhar no seu sketchbook em movimento, onde quer que a inspiração surgisse.

Esboçar designs, padrões e acessórios de fixação

  • As formas das peças, os padrões do tecido e os acessórios de fixação foram desenhados com a S Pen, tal como um lápis numa folha de papel, no amplo ecrã de 6,4″ do Note9.

Produzir acessórios de fixação para impressão em 3D

  • Os desenhos dos complexos sistemas de fecho das peças foram recriados numa app chamada OnShape* que cria desenhos digitais que podem ser impressos em 3D.
  • Estes ficheiros foram enviados diretamente do telemóvel para a impressora Ultimaker 3D. Por norma, um computador seria necessário nesta fase.
  • O processo de impressão 3D foi monitorizado em tempo real através do dispositivo, permitindo à Aurélie editar o desenho quando necessário.

Pintar padrões remotamente

  • Os padrões dos tecidos foram enviados via wireless para uma Joto X – um dispositivo robótico de desenho digital altamente avançado que transferiu os padrões para a pele das peças.

Os looks finais

  • Os acessórios de fixação impressos em 3D foram utilizados para unir as peças e criar os looks finais.
  • Em seguida, a Aurélie criou o seu look book digital utilizando a S Pen atraves de Bluetooth para tirar fotografias sem tocar no smartphone, deixando-a livre para fazer os ajustes finais e obter as fotografias perfeitas.
  • Para facilitar ainda mais, as funcionalidades inteligentes da câmara do Note9 tal como o Flaw Detection, alertou-a com possíveis problemas nas imagens antes das fotografias serem tiradas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados