As vendas de videojogos na Europa aumentaram 1% em 2024

- Publicidade -

O mais recente relatório anual da indústria dos videojogos aponta um aumento bem pequeno nas vendas de jogos para PC e consolas, com destaque para as vendas em formato digital.

Já está disponível o relatório anual da Games Sales Data (GSD), que, todas as semanas, lança estudos de mercado que ajudam a compreender o crescimento da indústria dos videojogos. O mais recente relatório é dedicado ao ano de 2024 e foi agora analisado pelo portal VGC, que revelou um aumento de vendas de videojogos para PC e consolas na Europa de apenas 1% durante esse período, totalizando um volume de 188,1 milhões de unidades vendidas.

Este ligeiro crescimento reflete-se sobretudo na venda de jogos digitais, que subiu 15% face ao ano anterior, com 131,6 milhões de unidades. Em contrapartida, as vendas físicas caíram 22%, com apenas 56,5 milhões de cópias adquiridas em lojas.

Entre os jogos mais vendidos, a entrada mais recente do ex-FIFA, EA Sports FC 25, levanta a taça ao liderar as tabelas. Uma conquista que, apesar de positiva, apresenta-se inferior às vendas de EA Sports FC 24, ao registar uma queda de 5% durante o mesmo período. Já o popular Call of Duty: Black Ops 6 — de outra série de lançamentos regulares —, que nos chegou no final de outubro, encontra-se na segunda posição, aqui já com resultados crescentes, ao apresentar um aumento de 9% nas vendas face ao lançamento de Call of Duty: Modern Warfare 3 em 2023.

Outro jogo de destaque é Helldivers 2, que se afirma como a principal nova entrada no mercado, ocupando o sexto lugar nos jogos mais vendidos. Uma posição que poderá ter beneficiado do seu lançamento no PC no mesmo dia que na PlayStation 5, dado que o shooter desenvolvido pela Arrowhead Game Studios se tornou rapidamente no melhor lançamento de sempre na PlayStation, ao vender 12 milhões de cópias nas suas primeiras 12 semanas, destronando as vendas de God of War Ragnarök num período semelhante.

No entanto, a proporção de vendas de novos lançamentos diminuiu para 27%, face aos 34% registados no ano anterior, com a tabela dos 10 jogos mais vendidos a ver sete posições ocupadas por jogos lançados em anos anteriores, entre eles Grand Theft Auto 5, em quarto lugar, Hogwarts Legacy, em quinto lugar, ou Red Dead Redemption 2, em sétimo lugar. A análise do VGC destaca também um fenómeno curioso, com o aumento de 183% nas vendas de Fallout 4, claramente impulsionado pela adaptação televisiva para a Amazon e consequentes promoções do jogo.

Já no que toca a hardware, as vendas de consolas na Europa registaram uma forte queda de 21%. A PlayStation 5, que recentemente recebeu uma versão aumentada com a PlayStation 5 Pro, foi a consola mais vendida do ano, apesar de ter registado uma queda de 20% nas vendas face a 2023.

O desempenho da Nintendo Switch também foi afetado, com uma diminuição de 15%. Um fenómeno que pode estar a ser condicionado pela consola da Nintendo estar a entrar no seu fim de vida ou pela antecipação do lançamento da sua sucessora, a Nintendo Switch 2, que tem um lançamento previsto para 2025. Por fim, encontramos as consolas da Microsoft, as Xbox Series X|S, que não só se encontram no fim desta tabela, como sofreram a maior quebra, de 48%.

Todos estes dados referentes à venda de consolas e de jogos físicos e digitais incluem vendas em Portugal.

Em baixo, poderão encontrar os 10 jogos mais vendidos na Europa em 2024, considerando vendas digitais e físicas:

  1. EA Sports FC 25 (EA)
  2. Call of Duty: Black Ops 6 (Activision Blizzard)
  3. EA Sports FC 24 (EA)
  4. Grand Theft Auto 5 (Rockstar)
  5. Hogwarts Legacy (Warner Bros.)
  6. Helldivers 2 (Sony)
  7. Red Dead Redemption 2 (Rockstar)
  8. The Crew 2 (Ubisoft)
  9. It Takes Two (EA)
  10. Call of Duty: Modern Warfare 3 (Activision Blizzard)
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados