A Lenovo Legion Go S é a primeira consola portátil para além da Steam Deck com o SteamOS

- Publicidade -

O SteamOS expande-se para lá dos dispositivos da Valve, como a Steam Deck e a Steam Deck OS.

A Lenovo anunciou na CES 2025 um novo modelo das suas consolas portáteis, a Legion Go S, que marca um interessante momento neste segmento, ao optar por ter uma variante com o SteamOS da Valve. É a primeira máquina do género a operar com este sistema operativo baseado em Linux, para lá da Steam Deck.  

A Lenovo Legion Go S foi construída com a experiência da marca com a sua Legion Go, aqui com um formato mais compacto e tradicional. Apresenta-se equipada com um ecrã de 8 polegadas de resolução WUXGA (1920×1080 pixeis), formato 16:10 e de taxa de atualização de 120Hz. Destaca-se ainda pelo seu chassis com controlos integrados TrueStrike, incluindo joysticks Hall-Effect com sensores magnéticos e gatilhos ajustáveis.

No interior, a Legion Go S recebe um processador exclusivo na versão base, o AMD Ryzen Z2 Go, ou o AMD Ryzen Z1 Extreme na versão aumentada. Contará ainda com 32GB de memória RAM 7500Mhz LPDDR5X, uma bateria de três células de 55.5Whr, suporte Wi-Fi 6e, quatro portas USB e leitor de cartões microSD.

lenovo legion go s 2
Lenovo Legion Go S com SteamOS

Com a integração do SteamOS, a Lenovo aposta numa experiência híbrida, permitindo aos jogadores alternarem entre o PC e a consola portátil de forma fluida. O SteamOS foi desenhado para maximizar o desempenho em jogos portáteis, oferecendo uma interface intuitiva e otimizada para ecrãs táteis e controlos físicos. Acima de tudo, mais acessível aos jogadores casuais, como o que encontramos em consolas tradicionais.

A Lenovo Legion Go S estará, no entanto, disponível em duas versões bases, uma com o SteamOS e outra com o Windows – o sistema operativo adotado pela maioria destas máquinas até agora. A versão base, que corre Windows, chega ao mercado já este mês, com um preço inicial de 629€. Para quem quiser esperar pela versão com SteamOS, terá que esperar por abril, com o seu preço ainda por anunciar. No entanto, espera-se que a versão com SteamOS seja mais barata, com denunciam os preços internacionais: 729,99 dólares pela versão com Windows e 499,99€ pela versão com Steam OS.

Para além desta nova consola, a Lenovo apresentou outros dispositivos durante o CES 2025, incluindo um protótipo da Legion Go 2, com um ecrã OLED de 8,8 polegadas e especificações melhoradas face ao primeiro modelo. No entanto, e uma vez que falamos ainda de um conceito, não há ainda garantias de que se tratará de um produto final.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados