A novidade está, por enquanto, apenas está disponível para utilizadores do Dev Channel do Windows 11.
O indicador de bateria está longe de ser o melhor elemento visual do Windows 11 e, por isso, não é surpreendente verificar que a Microsoft decidiu fazer alterações no mesmo para proporcionar uma melhor leitura dos seus elementos.
Com a compilação 26120.2510 do Windows 11, foi implementado um novo indicador de bateria no Dev Channel, que se caracteriza por dimensões mais generosas e permite explorar a maior quantidade de pixeis para exibir com precisão o nível de carga atual. Para além disso, a equipa de programadores da Microsoft decidiu “brincar” com as cores do novo indicador de bateria, que nem sempre é preto e branco: quando está ligado a um carregador fica verde, enquanto que, em caso de ativação de economia de energia, o amarelo é utilizado para destacar o nível restante da bateria (atualmente o indicador de bateria exibe apenas um ícone de relâmpago durante o carregamento e uma folha quando a economia de energia está ativa).
De momento, o indicador de bateria redesenhado está presente apenas na barra de tarefas, enquanto a variante antiga ainda é utilizada no ecrã de bloqueio (mas provavelmente será atualizada em breve).
Como utilizar o novo indicador de bateria do Windows 11?
Para experimentarem o novo indicador, irão necessitar de descarregar a versão 26120.2510 do Windows 11 do Dev Channel, ou versão mais recente, e seguir as seguintes etapas:
- Descarreguem o ViVeTool do GitHub e descompactem os ficheiros numa pasta que seja fácil de encontrar;
- Executem as Linhas de Comando como administrador e sigam para a pasta que contém os ficheiros do ViVeTool com o comando CD (por exemplo, se os ficheiros do ViVeTool foram colocados em C:\Vive, digitem CD C:\Vive)
- digitem vivetool /enable /id:48822452,48433719 e pressionem Enter;
- Reiniciem o computador;