O PlayStation Portal recebeu capacidades de Cloud Streaming

- Publicidade -

Os utilizadores do PlayStation Portal já podem jogar jogos da PlayStation 5 via Cloud, sem necessidade de ter a sua consola ligada.

Lançado há um ano, o PlayStation Portal é uma interessante peça de hardware que, na altura, respondeu à sua promessa de permitir que os jogadores pudessem jogar os seus jogos longe da sua televisão. Uma promessa simples, mas carregada de compromissos, uma vez que o PlayStation Portal era, até agora, um dispositivo exclusivo ao Remote Play da PlayStation 5.

Com a nova atualização, já disponível, o PlayStation Portal evolui e ganha uma das mais pedidas funcionalidades, a capacidade de ser usado com o serviço de Cloud Streaming da PlayStation, o que significa que será possível usar o PlayStation Portal sem depender da PlayStation 5, que, na sua utilização normal, serve de “servidor”.

Esta nova funcionalidade chega ao PlayStation Portal ainda numa versão experimental, Beta, e requer uma subscrição do PlayStation Plus Premium – a modalidade que inclui capacidades de Cloud Streaming.

Não se sabe como é que as capacidades do Cloud Streaming do PlayStation Portal irão evoluir, mas, de acordo com a publicação oficial no blog da PlayStation, esperam-se melhorias no futuro, dado que é descrito que “as funcionalidades disponíveis durante o período Beta podem mudar ao longo do tempo e podem não refletir a experiência final”.

Na publicação, também ficamos a conhecer as funcionalidades desta versão, que incluem suporte de mais de 120 jogos. De notar que, para já, esta funcionalidade apenas permite o streaming de jogos da PlayStation 5.

playstation portal cloud streaming
PlayStation Portal Cloud Streaming

Funcionalidades disponíveis durante a Beta

  • Transmissão de jogos selecionados da PS5 no Catálogo de Jogos do PlayStation Plus
    Mais de 120 jogos da PS5 no Catálogo de Jogos do PS Plus estarão disponíveis no PS Portal via streaming na cloud, incluindo Dave the Diver, Ghost of Tsushima, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Monster Hunter Rise e Ratchet & Clank: Rift Apart.
  • Streaming até 1080p/60fps
  • Funcionalidades do comando sem fios DualSense
    Inclui feedback háptico, gatilhos adaptáveis, altifalantes, touchpad (emulado no ecrã tátil do PS Portal) e sensor de movimento.
  • Armazenamento na Cloud do PlayStation Plus
    Os dados guardados e o progresso dos jogos podem ser armazenados até 100GB e serão sincronizados automaticamente com a tua consola PS5, permitindo alternar facilmente entre o jogo local e o jogo em streaming, bem como entre vários dispositivos.

Para aceder ao Cloud Streaming, há também um guia útil, que podem ler aqui:

Para aceder à versão beta, será necessário:

  • PS Portal como reprodutor remoto
  • Uma conta na PlayStation Network
  • Uma subscrição ativa do PlayStation Plus Premium
  • Acesso a uma ligação de internet de banda larga Wi-Fi
  • Para estabelecer uma sessão de streaming na cloud: é necessário um mínimo de 5 Mbps de velocidade de upload e download
    • Para fazer streaming a 720p: mínimo de 7 Mbps
    • Para fazer streaming a 1080p: mínimo de 13 Mbps

Passos para ativar a versão beta:

Assim que a beta estiver disponível, atualiza o teu PS Portal para o software de sistema mais recente e segue os seguintes passos:

  1. Abre o “Menu Rápido” e acede a “Definições” no teu PS Portal.
  2. Seleciona a opção “Streaming na Cloud (Beta)”.
  3. Ativa o interruptor do Streaming na Cloud (Beta) (esta opção estará desativada por padrão).

Depois de ativares a opção de Streaming na Cloud (Beta) no menu de definições, deverás ver uma nova opção no ecrã inicial do teu PS Portal, que permitirá aceder aos jogos através de streaming na cloud. A opção beta pode ser desativada a qualquer momento, e o ecrã inicial voltará à versão padrão após desativares a opção.

Para ficarem a saber mais sobre o PlayStation Portal, que no último ano pouco mudou ou melhorou, podem ler aqui a nossa análise.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados