Projeto agroalimentar cria duas centenas de postos de trabalho em fase inicial.
A empresa Fresh 52 vai implementar um projeto agroalimentar em Santarém, num investimento de 85 milhões de euros que prevê a criação de cerca de 1200 postos de trabalho a longo termo, anunciou esta segunda-feira a Câmara Municipal de Santarém.
Trata-se da primeira unidade de processamento de cenoura baby da Europa, que vai ocupar uma área total de 50 hectares na freguesia de Pernes. Numa primeira fase, os investidores pretendem criar duas centenas postos de trabalho, que podem atingir 1000 em fase de desenvolvimento pleno da atividade.
João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, reconhece que “é um dia histórico para Santarém“. Revelou que foram meses de muito trabalho, e garante que foram desenvolvidos todos os esforços para trazer o investimento para o município. “Nas últimas semanas foram dados passos determinantes, o investidor já apresentou no Município um PIP (Pedido de Informação Prévia), e este está em condições de ser aprovado, a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) já deu parecer favorável a diversos pedidos de informação sobre a viabilidade da atividade, e o Governo já comunicou, através da Secretaria de Estado do Ambiente sobre a viabilidade da nova localização“, acrescenta.
Por sua vez, Yannick Le Mintier, diretor geral da Fresh 52, elogiou o compromisso, a visão e a liderança do presidente da câmara de Santarém e das suas equipas, “que, em pouco tempo, fizeram todos os esforços para garantir a realização do projeto no Município de Santarém“. Acrescenta que João Teixeira Leite, “desde o primeiro encontro, proporcionou a confiança de que o nosso investimento em Santarém seria bem acolhido. A atitude proativa do Presidente e da sua equipa ficou evidente pelo fato de em apenas 40 dias, superar todos os obstáculos que encontrámos“. Além de ser a primeira fábrica de processamento de cenoura baby da Europa, esta vai ser ser a terceira operação mundial da empresa.