A sequela de Horizon Forbidden West pode estar “bastante distante”.
Jason Schreier, respeitado jornalista da Bloomberg, partilhou que os planos da PlayStation passam por apostar mais ainda em novas experiências da série Horizon, que este ano recebe uma adaptação LEGO, com LEGO Horizon Adventures, e um remaster de Horizon Zero Dawn para PC e PlayStation 5.
Em declarações ao podcast da Spawn Wave, Scheier afirma que a Guerrilla Games está atualmente a trabalhar num projeto online, para já chamado Horizon Online, do qual a sua existência se tem especulado há alguns anos, e que a sequela de Horizon Forbidden West, a terceira parte da história de Aloy, ainda está bastante distante.
“A Guerrilla é um estúdio interessante, pois estão a trabalhar num jogo online de Horizon que… não sei bem quantas pessoas querem realmente isso”, comenta Scheier, questionando a necessidade de expandir a série e o futuro da mesma.
“A Guerrilla tem um remaster de Horizon Zero Dawn a caminho e também o jogo de LEGO, Lego Horizon Adventures. E se nenhum dos dois tiver sucesso e se, afinal, o interesse na franquia Horizon já não for tão grande? Será que vão continuar a trabalhar no jogo online? Há muitas questões sobre a estratégia da Guerrilla e o que pretendem fazer com o jogo online que também me deixam com dúvidas”, disse o jornalista.
Estas questões são as mesmas que muitos jogadores levantam, inclusive fãs da série que aguardam por novos capítulos da saga em vez de spin-offs e relançamentos. Ao mesmo tempo, existe uma certa preocupação na gestão de novas produções, especialmente tendo em conta os mais recentes acontecimentos ao longo do último ano no que toca a jogos online da PlayStation, destacando-se os dramas dentro da Bungie, o cancelamento do projeto online de The Last of Us e, mais recentemente, o encerramento dos servidores de Concord.
A indústria no geral começa também a sentir alguma saturação no que toca a jogos enquanto serviço, com 2024 a registar um dos maiores falhanços dos últimos anos, como foi o caso de Suicide Squad: Kill the Justice League, que não conseguiu responder às expectativas dos jogadores, dos críticos e até da própria Warner Bros.
A produção de Horizon Online não passa, para já, de mera especulação.