Novas versões do sistema operativo já estão disponíveis.
Tal como estava prometido, a Apple iniciou ontem o processo de disponibilização do novo iOS 18 e do iPadOS 18, as versões mais recentes do seu sistema operativo para o iPhone e para o iPad. Alem dos novos equipamentos da série iPhone 16, os equipamentos das séries iPhone 15, iPhone 14, iPhone 13, iPhone 12, iPhone 11 e o iPhone Xs e Xs Max já podem instalar o novo sistema operativo.
Ou seja, os iPhone SE, XR, X, 8 e 8 Plus deixam oficialmente de receber grandes atualizações do sistema operativo e continuarão no iOS 17, que também recebeu uma nova atualização, mas falaremos disso noutro artigo dedicado.
Para atualizarem o vosso iPhone, basta seguir o caminho Configurações > Geral > Atualização de Software, encontrar a opção “Atualizar para iOS 18” (quando for detetada a presença da nova atualização, ela será mostrada entre as “Alternativas disponíveis”), e tocar e selecionar “Descarregar e instalar”. O vosso iPhone deve ter pelo menos 50% de bateria restante ou pelo menos 20% de carga restante e estar ligado a um carregador. O mesmo procedimento aplica-se ao iPad, para instalar o iPadOS 18.
iOS 18 disponível para instalação
Para quem não sabe, o iOS 18 ganhou mais opções de personalização e permitirá exigir uma verificação por biometria para abrir certas aplicações, uma opção que vem oferecer mais privacidade aos utilizadores. A Apple também anunciou um gestor de passwords que reune informações de acesso a sites e aplicações, além de oferecer alertas sobre passwords fracas, repetidas ou que já apareceram em vazamentos de dados.
No ecrã inicial, os ícones de aplicações poderão ser posicionados em qualquer lugar, sem obedecer à “grade” que deixa todos alinhados. Os atalhos também poderão ser exibidos nas cores escolhidas pelos utilizadores. Depois temos a Central de Controlo, que reúne atalhos como Wi-Fi e Bluetooth, que aceita ícones de aplicações de terceiros e permite organizar ícones em diferentes grupos e tamanhos. O iOS 18 também permite personalizar ícones que aparecem na parte inferior do ecrã de bloqueio.
A aplicação Fotos, onde são armazenados os registos feitos com a câmara do iPhone, foi totalmente redesenhada para manter imagens mais organizadas. A nova versão consegue, por exemplo, criar por conta própria pastas específicas só com fotos de pessoas, animais ou viagens.
Estes novos sistemas operativos também tornam mais fáceis de visualizar fotografias tiradas hoje, ontem, por mês ou ano. Aliás, como já faz o Google Fotos, que também ganhou a capacidade de classificar imagens por rosto.