A equipa liderada por Phil Spencer foi drasticamente reduzida.
A Microsoft e a Xbox anunciaram o despedimento de mais de 650 trabalhadores da divisão dedicada a videojogos, naquela que é o segundo maior despedimento em massa da empresa, que acontece após a aquisição da Activision Blizzard em outubro de 2023, num negócio avaliado em 69 mil milhões de dólares.
Em comunicado, Phil Spencer entrega as más notícias, revelando que os 650 postos de trabalho afetam toda da divisão da Microsoft Gaming, em particular postos corporativos e de funções de suporte. Trata-se de uma gestão de redundâncias, que o representante da Xbox afirma ser uma parte no processo de alinhamento e de gestão de negócio pós-aquisição, referindo-se à compra da Activision Blizzard.
A mesma mensagem refere que os cerca de 650 trabalhadores afetados estão localizados um pouco por todo o mundo, com os trabalhadores nos Estados Unidos da América a receberem indemnizações e suporte nesta fase de saída. Já os trabalhadores fora dos EUA terão as ajudas devidas dependendo da localização.
Podem ler a carta na integra, aqui em baixo:
“Assunto: Alterações na Microsoft Gaming
Nos últimos 12 meses, o nosso objetivo tem sido minimizar as perturbações ao dar as boas-vindas a novas equipas e permitir que estas realizem o seu melhor trabalho. Como parte da reestruturação da nossa equipa após a aquisição e da gestão do nosso negócio, tomámos a decisão de eliminar cerca de 650 cargos na Microsoft Gaming — maioritariamente funções corporativas e de apoio — para organizar o nosso negócio com vista ao sucesso a longo prazo.
Sei que esta é uma notícia difícil de receber. Estamos profundamente gratos pelas contribuições dos nossos colegas que estão a ser informados de que serão afetados. Nos Estados Unidos, estamos a apoiá-los com pacotes de saída que incluem indemnização, cuidados de saúde prolongados e serviços de recolocação para os ajudar na transição; fora dos EUA, os pacotes diferem consoante a localização.
Com estas alterações, as nossas equipas e recursos corporativos e de apoio estão alinhados para um crescimento sustentável no futuro e podem apoiar melhor as nossas equipas de estúdios e unidades de negócio com programas e recursos que podem ser ampliados para satisfazer as suas necessidades. Paralelamente, como parte da gestão do negócio, há alguns impactos noutras equipas, à medida que estas se adaptam às prioridades em mudança e gerem o ciclo de vida e o desempenho dos jogos. Nenhum jogo, dispositivo ou experiência está a ser cancelado, e nenhum estúdio está a ser encerrado no âmbito destes ajustes hoje.
Ao longo da história da nossa equipa, tivemos grandes momentos e também momentos desafiantes. Hoje é um dos dias desafiantes. Sei que passar por mais mudanças como esta é difícil, mas mesmo nos momentos mais difíceis, esta equipa tem sido capaz de se unir e demonstrar cuidado e gentileza uns pelos outros, enquanto continuamos a entregar para os nossos jogadores. Agradecemos o vosso apoio enquanto navegamos por estas mudanças, e agradecemos a vossa compaixão e respeito uns pelos outros.
Phil”
Já em janeiro, a Microsoft tinha despedido cerca de 1900 trabalhadores, somando-se assim cerca de 2550 pessoas que perderam o seu trabalho nesta indústria, apenas este ano. Um número que é, infelizmente, uma fração dos agora 12 mil postos de trabalho eliminados na indústria dos videojogos em 2024.