Apenas demorou quase um ano a serem repostas.
Depois de serem assoladas por uma onda de vandalismo que levou à sua suspensão em novembro de 2023, as bicicletas do sistema de bicicletas partilhadas BUTE estão de volta às estradas de Torres Novas. A suspensão do sistema BUTE deveu-se à “reparação dos equipamentos danificados e para correções nas regras e metodologias de funcionamento das mesmas“.
A notícia foi dada na passada sexta-feira, 6 de setembro, através da página de Facebook do Município de Torres Novas. No entanto, as bicicletas já podiam ser vistas nas docas de estacionamento desde há uns dias, o que indicava que o sistema estava prestes a ser reinstaurado na cidade.
Como indicado na comunicação oficial, a utilização deste sistema “depende de um registo prévio de adesão, efetuado através de formulário disponível no site do município, na aplicação BUTe (disponível na App Store e Google Play) e no Posto de Turismo“, tal como já era anteriormente.
O serviço de bicicletas de uso partilhado funciona todos os dias, no horário compreendido entre as 7 e as 21 horas, sendo o tempo máximo de utilização de duas horas. Ao todo, são 20 as bicicletas que regressam às estradas e ficam disponíveis para qualquer munícipe, espalhadas por quatro estações (Jardim Municipal da Silvã, Largo D. Diogo Fernandes de Almeida, Rua da Várzea e Largo General Humberto Delgado).
O Município termina o comunicado com um apelo à população para que faça “uma correta utilização destes e de outros equipamentos públicos, para que os mesmos possam continuar a ser disponibilizados para usufruto da comunidade“.