- Publicidade -

The Thicket é um Western que, apesar de contar com uma atmosfera autêntica e prestações sólidas de Peter Dinklage e Juliette Lewis, acaba por falhar em explorar plenamente o seu potencial narrativo e temático.

Costumo afirmar que não tenho género menos preferido. Aprecio todo o tipo de cinema e maneiras de contar histórias, mas tal não significa possuir exatamente o mesmo conhecimento e experiência sobre todos os géneros. Caso dos Westerns que, talvez devido à menor quantidade de novos lançamentos anuais, não são obras assim tão fáceis de se encontrarem semanalmente no cinema. É, então, com The Thicket que quebro este enguiço. Não sendo familiar com o trabalho do realizador Elliott Lester (Aftermath) nem do argumentista Chris Kelley, foi Peter Dinklage (Game of Thrones) e Juliette Lewis (Yellowjackets) que cativaram a minha atenção para esta adaptação do livro com o mesmo título de Joe R. Lansdale.

The Thicket segue um caçador de recompensas, Reginald Jones (Dinklage), que é contratado por um jovem desesperado, Jack Parker (Levon Hawke), para resgatar a sua irmã, Lula Parker (Esmé Creed-Miles), das mãos de uma mercenária sem misericórdia, Cutthroat Bill (Lewis). Com a ajuda de heróis improváveis como um ex-escravo e uma prostituta, o grupo embarca numa viagem perigosa para encontrar Bill e que os leva a uma região de sobrevivência impossível conhecida como… The Thicket.

No fundo, é uma história típica de resgate situada no tempo em que a lei não era lei e num ambiente de inverno intenso com neve a rodear as personagens ao longo de toda a obra. The Thicket é muito claro no seu tema principal sobre a busca de pertença, seja esta uma família ou casa. Os protagonistas, nomeadamente Jones e Bill, encontram-se em espetros opostos, mas as semelhanças entre os traumas dos seus passados, assim como a discriminação constante com que sempre sofreram devido ao seu aspeto ou estatura, são maiores do que as suas diferenças – se é que existem algumas.

The Thicket leva Jones por um arco transformativo, começando como um mero caçador de prémios guiado por dinheiro e terminando como alguém que se preocupa genuinamente com pessoas inocentes e que apenas querem uma vida segura. Já Bill mantém-se mais misteriosa até ao fim, sendo que surge aqui um dos maiores problemas do argumento de Kelley. A falta de profundidade dada às personagens, juntamente com a quantidade excessiva de linhas narrativas secundárias desinteressantes e sem o impacto emocional pretendido, reduz oportunidades de maior desenvolvimento do enredo principal.

Mesmo esta história primária depende muito das prestações cativantes de Dinklage e Lewis que demonstram toda a sua classe enquanto atores de renome. Para além de não existir muita ação – ou tiroteios, vá -, esta encontra-se longe de ser inovadora ou filmada de maneira que traga níveis de entretenimento notáveis. Aliás, a vasta maioria dos momentos mais macabros e sangrentos acontece fora do ecrã, sendo que a câmara desvia-se dessa intensidade brutal sempre que existe esse potencial de maior violência.

Dito isto, a atmosfera de um Western é palpável. Seja o suspense utilizado antes de um tiroteio iniciar ou a cinematografia em local de Guillermo Garza – as paisagens de Calgary, Canada são belíssimas – The Thicket contém os atributos técnicos dignos do género que representa. Com a exceção desapontante da localização escolhida para o clímax do terceiro ato, Lester soube utilizar o ambiente que rodeia as personagens para uma experiência mais imersiva. Pena que não haja substância suficiente na exploração dos arcos individuais e dos tópicos apresentados.

VEREDITO

The Thicket é um Western que, apesar de contar com uma atmosfera autêntica e prestações sólidas de Peter Dinklage e Juliette Lewis, acaba por falhar em explorar plenamente o seu potencial narrativo e temático. A falta de profundidade das personagens e os enredos secundários desnecessários retiram impacto emocional à história principal, sendo que Elliott Lester não oferece sequências de ação propriamente memoráveis. A cinematografia imersiva de Guillermo Garza mantém algum do charme caraterístico dos Westerns clássicos, mas poderá não ser suficiente para conquistar fãs do género.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

The Thicket é um Western que, apesar de contar com uma atmosfera autêntica e prestações sólidas de Peter Dinklage e Juliette Lewis, acaba por falhar em explorar plenamente o seu potencial narrativo e temático. Costumo afirmar que não tenho género menos preferido. Aprecio todo o...Crítica - The Thicket