Esperemos que a tecnologia fique em uso o mais rapidamente possível.
Os apicultores vão certamente ficar maravilhados. Nos Países Baixos, a startup Robor Nature desenvolveu um dispositivo inovador para localizar ninhos de vespas asiáticas, ferramenta destinada principalmente aos apicultores. Este sistema ultraleve (0,16g) fixa-se a uma vespa previamente capturada e, posteriormente, permite que o inseto seja acompanhado em todo os seus movimentos.
A partir daí torna-se fácil localizar com precisão o ninho das vespas, sabendo que este micro-farol pode ser associado a um radar portátil ou mesmo a um drone que permite monitorizar as colmeias a uma distância que pode chegar até aos dois quilómetros.
Além desta tecnologia, a aplicação móvel Hornet permite que os apicultores sejam informados sobre ninhos de vespas já localizados e recebam alertas em tempo real quando um novo ninho for detetado. Esta aplicação também promove a colaboração entre profissionais da mesma área, tornando o combate às vespas asiáticas muito mais eficaz.
Uma nova esperança no combate às vespas asiáticas
Quando é que esta tecnologia vai chegar a Portugal? Ainda não sabemos. Recorde-se que as vespas asiáticas chegaram a Portugal em 2011, uma invasão que ameaça a vida das colmeias e a profissão de milhares de apicultores.