Será resistência à mudança ou mesmo desgosto pelo abandono do layout antigo?
O Instagram está a testar um novo layout para a grade de perfil do utilizadores, pelo que, em breve, poderemos dizer adeus aos já icónicos quadrados que caracterizam a plataforma desde o seu lançamento. O anúncio foi feito pelo próprio Adam Mosseri, o chefe do Instagram, através de um Story publicado no seu perfil.
Mas a que se deve esta mudança? Mosseri fez questão de explicar que a grade quadrada fazia sentido nos primeiros dias da rede social, quando a aplicação só permitia o upload de fotos no formato 1:1. Hoje, porém, tudo mudou: a grande maioria dos conteúdos partilhados na plataforma são verticais, nomeadamente imagens em formato 4:3 e vídeos em formato 9:16. Forçar esse conteúdo no formato quadrado típico do Instagram é um processo que Mosseri definiu sem rodeios como “bastante brutal”.
Os utilizadores mais atentos já terão notado que o novo layout retangular não é uma novidade absoluta. Basta dar um pequeno olhar sobre a secção “Vídeos” do Instagram para encontrar uma grade muito parecida com aquela que a equipa também está a testar para publicações de fotos. Em suma, já está aí um gostinho do futuro que nos espera.
Por enquanto, o teste está limitado a alguns sortudos, como confirmou um porta-voz do Instagram. A empresa quer testar o terreno e recolher feedback dos utilizadores antes de decidir se estenderá este redesign a todos. E a julgar pelas primeiras reações, nem todos parecem saltar de alegria com a ideia de abandonar o design quadrado.
O próprio Mosseri publicou o seu Story em resposta ao comentário de um utilizador que, durante uma sessão “Ask Me Anything”, implorou-lhe que não reformasse o antigo layout. Um sinal de que, para muitos, o quadrado já é parte integrante do DNA do Instagram, um elemento de familiaridade difícil de abandonar.
Instagram muda a grade de perfil do utilizadores
Por outro lado, já em 2022 o engenheiro Alessandro Paluzzi havia encontrado vestígios do novo layout retangular no código da app. Portanto, era apenas uma questão de tempo até que o Instagram anunciasse a novidade.
Entretanto, alguns utilizadores que já estão a testar este novo layout da rede social já começaram a partilhar o mesmo, e se querem ter uma ideia da mudança, podem verificar a mesma aqui.