E tudo graças à Bolt, a a primeira operadora de micromobilidade a chegar ao arquipélago.
Se costumam viajar para vários locais, é bem provável que já tenham pegado numa trotinete ou bicicleta elétrica para fazerem determinados trajetos. Aliás, hoje em dia, já se vê muita gente a utilizar estes veículos nas deslocações casa-trabalho-casa graças a várias empresas de micromobilidade. Já os açoreanos não o podem fazer… a não ser que possuam a sua própria trotinete ou bicicleta elétrica, claro.
Mas isso mudou. E tudo graças à Bolt, que acaba de disponibilizar as suas trotinetes e bicicletas eléctricas em Ponta Delgada, na ilha açoreana de São Miguel.
São, ao todo, 300 trotinetes e 100 bicicletas, todas equipadas com funcionalidades que priorizam a segurança dos seus utilizadores e de todos os que frequentam a via pública, entre elas um teste de reação cognitiva para avaliar a possível ingestão de bebidas alcoólicas e um controlo de passageiros, além de um sistema inteligente de verificação de estacionamento apropriado.
“Dentro das nossas funcionalidades de segurança, temos em vigor, por exemplo, um sistema que avalia a condução dos veículos e que, caso esta não esteja conforme as nossas guias, poderá resultar na suspensão do utilizador. A acrescentar, as nossas trotinetes e bicicletas têm um limite máximo de velocidade de 20km/h, e todos os pontos de estacionamento dos veículos são definidos pelo município e impostos por nós na aplicação para promover um ordenamento dos veículos”, esclarece Frederico Venâncio, responsável de micromobilidade da Bolt em Portugal.
O serviço de trotinetes e bicicletas está integrado na aplicação da Bolt, sendo apenas necessário digitalizar o código QR para desbloquear o veículo e iniciar a viagem.