Microsoft disponibiliza o Patch Tuesday de julho para o Windows 11 e 10: Conheçam as novidades

- Publicidade -

Novas atualizações obrigatórias foram disponibilizadas para os Windows 10 e 11.

Tal como tem sido habitual nos últimos anos para a empresa, a segunda terça-feira de cada mês é a oportunidade de disponibilizar o Patch Tuesday para os seus variados sistemas operativos. E como não podia deixar de ser, este mês a Microsoft disponibilizou o mesmo para o Windows 10 e Windows 11. Para quem não sabe do que se trata, é uma atualização que chega com patches de segurança e, por vezes, com melhorias para muitos recursos.

O Windows 11 23H2 assiste assim à resolução de alguns problemas relacionados com a última atualização, nomeadamente KB5039302, de 24 de junho de 2024. Especificamente, na Configuração do Windows, o Controlo de Conta de Utilizador (UAC) não solicitará credenciais ao reparar uma aplicação.

Uma outra atualização diz respeito à pilha de manutenção do Windows 11 (KB5039338), ou seja, o componente útil para instalar atualizações, que no passado criou alguns problemas aos utilizadores. Outra implementação diz respeito ao Remote Desktop MultiPoint Server, com a resolução de alguns problemas de conflito que bloqueavam a função. Os programadores também trabalharam no protocolo RADIUS (Remote Authentication Dial-In User Service), ele resolve um problema relacionado a colisões MD5.

Discurso semelhante para o Patch Tuesday no Windows 11 22H2, com implementações de avarias registadas no passado, que se somam ao que foi corrigido na versão 23H2. Estamos a falar, por exemplo, do Input Method Editor (IME), com a lista de candidatos (ou seja, caracteres alternativos) anteriormente exibida na posição errada ou nem mesmo exibida.

Outra correção diz respeito ao Country and Operator Settings Asset (COSA), com a atualização dos perfis relativos a alguns operadores móveis. Os programadores também intervieram em relação à Solução de Senha de Administrador Local (LAPS), resolvendo problemas relativos a ações pós-autenticação (PAA).

Windows 10: Patch Tuesday chega em forma de patch de segurança

Embora a Microsoft esteja cada vez mais a empurrar os utilizadores para o Windows 11, não podia faltar o Patch Tuesday para o seu sistema operativo mais antigo. Também neste caso, o foco está na resolução de problemas e, especificamente, tudo se traduz num patch de segurança.

Especificamente, a atualização de segurança mensal foi nomeada como Versão B e afeta o Windows Server 20H2 e o Windows 10 nas três versões mais recentes com suporte, 20H2, 21H2 e 22H2. As novas atualizações são entregues através do KB5040427, enviando compilações para 19044.4651 e 19045.4651.

Posto isto, há que ter em conta que a nova atualização parece ter também provocado algumas complicações. Por exemplo, parece que os utilizadores que usam mais de um monitor têm dificuldade em mover ícones de um ecrã para outro e alinhá-los. Depois de aplicar a atualização, parece que, em alguns casos, é impossível alterar a foto do perfil da conta do utilizador. Somam-se a isso também pequenos defeitos relacionados às versões corporativas do sistema operativo.

Como sempre, os programadores da Microsoft estão a trabalhar para resolver esses bugs que chegam com o Patch Tuesday o mais rápido possível. Para obterem mais informações, recomendamos visitar o Catálogo do Microsoft Update, e para isso só precisam de aceder aqui.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados