A próxima grande atualização do sistema operativo Windows contará com boas novidades para os jogadores.
Há muito anunciada, a nova atualização do sistema operativo da Microsoft, que já está a ser testada pelos utilizadores do programa Windows Insider, vai ficar conhecida como Windows 11 24H2. Essa grande atualização será lançada até ao final do ano para todos os dispositivos compatíveis, e consigo traz uma série de novidades… algumas delas para os amantes dos videojogos.
A Microsoft anunciou que fez diversas melhorias na experiência de jogo em computadores com arquitetura ARM, que aos poucos começarão a invadir no mercado. Por exemplo, o novo emulador Prism permite que os utilizadores abram uma aplicação x86 ou x64 num dispositivo Windows 11 baseado em ARM, convertendo o código x86 ou x64 num conjunto de instruções ARM64. Todos os programas são compatíveis sem intervenção dos programadores. Graças ao Prism, o catálogo de videojogos disponíveis num PC com processador ARM irá crescer significativamente.
A Microsoft admite que a emulação nem sempre funcionou bem em computadores baseados em chips ARM, mas garante que, com as melhorias de desempenho do Prism, a super resolução automática (Auto SR, um equivalente ao nível de sistema da operação DLSS) e os novos processadores Snapdragon X Series, a situação vai mudar. Neste vídeo podemos ver Baldur’s Gate 3 a ser executado em DX11 e Prism em emulação num computador Copilot+ com Windows 11 baseado em ARM.
Algumas aplicações de terceiros também foram atualizadas para suporte ARM. Este é o caso dos fornecedores de soluções anti-cheat BattlEye, Denuvo e Wellbia. O BattlEye, por exemplo, torna-se compatível com ARM com o Windows 11 24H2. Aqui fica outro vídeo onde podemos ver Rainbow Six Siege com o BattlEye ativo, a ser executado com um computador Copilot+ baseado em ARM.
Windows 11 24H2 vai tornar possível jogar em PCs baseados em chips ARM
Por fim, a Microsoft explica que trabalhou com a Qualcomm para fornecer aos jogadores uma base de dados Linaro de títulos compatíveis com máquinas Windows 11 baseadas em ARM. Quase 1.400 jogos estão listados, dos quais cerca de 1.200 podem ser executados a pelo menos 30 FPS a 1080p.