Se acham que o Instagram já tem demasiados anúncios, preparem-se para o que está a chegar.
Ao longo dos últimos anos, a experiência de utilização do Instagram tem vindo a deteriorar-se. Entre os stories ou no feed, os anúncios têm-se multiplicado e o acesso aos conteúdos tornou-se cada vez menos agradável. A aplicação também permite que os anunciantes vendam produtos e serviços diretamente na plataforma através de botões que de discretos nada têm… mas a situação vai piorar em breve.
De acordo com o que está a ser revelado pelo portal Android Authority, o Instagram iniciou testes de um novo “recurso” chamado Ad Breaks. São anúncios que não podem ser ignorados, interrompendo completamente a navegação do utilizadores. Duram pelo menos 3 a 5 segundos, durante os quais os utilizadores não podem fazer rigorosamente nada além de esperar.
Já muito presentes no Instagram, os anúncios são cada vez mais invasivos. O descontentamento também começa a aumentar no Reddit e no X (Twitter), sendo que os primeiros utilizadores afetados por este novo tipo de publicidade tiveram apenas um “gostinho” dessa experiência. De momento, a Meta nada comunicou sobre o Ad Breaks. Parece que apenas uma pequena proporção de utilizadores recebe estes anúncios, provavelmente para analisar a sua reação antes de uma potencial implantação em grande escala.
Ad Breaks estão a ser testados com mais anúncios no Instagram
Há algum tempo, a Meta transformou a sua aplicação para enfatizar mais os formatos de vídeo do que os formatos de foto, com o objetivo de reter os utilizadores durante mais tempo e, assim, aumentar a sua receita. Dada a frustração que este novo recurso pode causar, não seria surpreendente ver esses utilizadores afastarem-se gradualmente da aplicação e perderem menos tempo na mesma, se esses anúncios intrusivos se tornassem mais difundidos. E uma rede social que pode beneficiar particularmente dessa situação é o TikTok.
Também podemos ver a introdução destes anúncios obrigatórios como uma forma de levar os utilizadores a adquirir uma subscrição sem anúncios, que custa 12,99€ por mês no telemóvel e 9,99€ mensais se subscrito no PC.