Ração para cão à base de insetos? Sim, existe

- Publicidade -

A proteína de inseto é menos geradora de hipersensibilidade e alergias quando comparada com outras proteínas.

A alimentação à base de insetos vai começando a dar que falar em Portugal. Afinal de contas, os insetos, consumidos por cerca de um terço da população mundial, constituem uma fonte proteica sustentável, são ricos em fibra, vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais. Quando comparada com outras fontes proteicas animais, a produção de insetos tem menor impacto ambiental devido à menor pegada hídrica, menor emissão de gases com efeito de estufa, menor consumo de ração e menor exigência de solo fértil.

Por cá, o Continente foi a primeira marca de retalho nacional a comercializar produtos alimentares à base de insetos, após a Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV) ter autorizado o consumo de sete espécies de insetos no país. Os primeiros produtos foram lançados em agosto de 2021, através do Continente Food Lab. Dois meses depois, em agosto, a Auchan também começou a vender snacks, barras proteicas e farinha à base de insetos.

Já no ano passado, o Governo aprovou o primeiro curso superior a nível mundial na produção bioindustrial de insetos. Este Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Produção Bioindustrial de Insetos é ministrado na Escola Superior Agrária de Santarém, do Instituto Politécnico de Santarém.

Por fim, em fevereiro deste ano, ficámos a saber que, também em Santarém, irá nascer uma nova unidade bioindustrial de produção de alimentos à base de insetos. Tudo graças à startup portuguesa Thunder Foods SA, que recebeu um investimento de 7 milhões e meio de euros para desenvolver uma nova unidade de I&D (com abertura prevista já para este ano) e uma unidade piloto de produção industrial de farinhas proteicas à base de insetos (com abertura prevista para o início de 2026) no concelho do Ribatejo. No total, trata-se de um investimento global de 13 milhões de euros, apoiado em parte pelo Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito da Agenda Mobilizadora InsectERA.

Mas voltemos ao consumo de produtos à base de insetos, até porque também os nossos amigos patudos têm agora esta solução. Sim, já existe ração para cão à base de insetos!

Dá pelo nome de happyOne Premium Proteína de Inseto, é da petMaxi e trata-se de um alimento para cão hipoalergénico. Esta ração, que integra proteína de inseto, revela ter um bom comportamento fisiológico no cão, sendo menos geradora de hipersensibilidade e alergias quando comparada com outras proteínas. Os ingredientes (tanto os insetos como as matérias primas que os alimentam) são provenientes da região de produção deste alimento, neste caso da EntoGreen, localizada em Santarém, o que diminui muito os impactos ambientais e, consequentemente, a sua pegada de carbono – os insetos alimentam-se de subprodutos vegetais. Também as embalagens são recicláveis (eco-friendly).

interessados? Saibam então que podem comprar esta ração em mais de 50 pontos de venda, físicos e online, incluindo clínicas veterinárias e petshops, e todo o mercado especializado, bem como nas lojas Auchan de Alfragide, Almada, Cascais, Faro e Sintra e online.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados