Microsoft tem a sua própria ferramenta para aumentar o desempenho do Windows 11.
Se fizermos uma pesquisa nos principais motores de busca, vamos encontrar diversas ferramentas que prometem aumentar o desempenho do Windows 11, mas sabiam que a Microsoft tem a sua própria ferramenta para fazer isso? O Windows PC Manager está disponível para computadores com Windows 10 e Windows 11, e é uma ferramenta que pode ser descarregada de forma totalmente gratuita na Microsoft Store, se bem que, em Portugal, isso não é oficialmente possível, tendo de ser descarregada através de qualquer outra fonte.
E conforme está a ser revelado pelo pessoal do Neowin, as notas para a versão beta mais recente do Windows 11 indicam que o Microsoft PC Manager agora será integrado nativamente ao sistema operativo na China. Portanto, é muito possível que esta ferramenta também chegue aos nossos computadores em breve. A editora ainda não se comunicou sobre este assunto, mas as páginas oficiais americanas e espanholas do Microsoft PC Manager exibem as palavras “em breve”, sugerindo uma implantação nos mercados ocidentais.
Como muitos softwares de terceiros, o Microsoft PC Manager promete limpar o vosso sistema e libertar espaço de armazenamento, além de aumentar o desempenho do PC. O programa também permite bloquear pop-ups de publicidade e janelas pop-up de aplicações, realizar uma verificação de integridade do vosso dispositivo ou aceder rapidamente a diversas ferramentas do Windows, como a calculadora, a captura de ecrã, o bloco de notas, o gravador de voz…
Windows PC Manager promete aumentar o desempenho do Windows 11
Embora úteis em algum momento, essas ferramentas de otimização do sistema caíram gradualmente em desuso. As melhorias no hardware e software dos nossos PCs tornaram-nos menos essenciais do que antes, especialmente porque a forma como funcionam pode, muitas vezes, ser problemática, pelo que somente aqueles com hardware mais antigo procuram formas de aumentar o desempenho do Windows 11.
O Microsoft PC Manager não é exceção. O programa foi acusado de vários problemas, incluindo o esvaziamento da pasta Windows Prefetch, que pode resolver problemas em determinadas situações, mas também retardar o lançamento de aplicações. Pior ainda, o software acredita que o vosso sistema Windows não está otimizado e precisa ser reparado se o Bing não estiver configurado como mecanismo de pesquisa padrão.