E há uma oferta de lançamento para aproveitar.
Longe vai o tempo onde a Huawei vendia smartphones como pãezinhos quentes, e agora a empresa chinesa “agarra-se” com unhas e dentes ao mercado de auriculares, portáteis e até relógios inteligentes. Esta última categoria também inclui as famosas smartbands, e agora lançou a nova Huawei Band 9. Avistada há algumas semanas em alguns rumores e fugas de informação, a smartband foi renovada e mantém-se como uma boa alternativa económica aos smartwatchs.
Como não podia deixar de ser, esta smartband pretende ser leve, confortável e sempre focada no acompanhamento da saúde e do desporto. A receita não é nova para a fabricante, e a Huawei Band 9 inspira-se no design das suas antecessoras. Um pouco como a Samsung com o Galaxy Fit3 ou a Xiaomi com a Smart Band 8 Pro, a tendência são as pulseiras híbridas, a meio caminho entre a pulseira de perfil alongado e o relógio mais imponente.
Os dois mundos cruzam-se para oferecer uma pulseira de apenas 14g, mas com um ecrã AMOLED de 1,47 polegadas com resolução com 194 x 368 pixeis e proporção ecrã-corpo de 65%. O ecrã é de vidro curvo 2,5D, combinada com uma placa de cobertura de vidro CG curva.
A nova band da Huawei vem em cinco cores diferentes, nomeadamente o preto, o branco, o amarelo, o rosa e o azul. A marca especifica que os modelos preto, branco, amarelo e rosa são fabricados em fluoroelastómero para durabilidade, conforto e respeito à pele. A pulseira azul usa tecido jacquard com fio de nylon antibacteriano. Além disso, o dispositivo apresenta uma nova tecnologia de desconexão rápida para trocas de pulseira fáceis e sem ferramentas… que leva cerca de 3 segundos. A Huawei Band 9 suporta ainda mais de 10.000 mostradores de relógio disponíveis na Watch Face Store, na aplicação HUAWEI Health.
A smartband também possui módulos de deteção ótica PPG, um sensor de movimento de 9 eixos, bem como um sensor de luz ambiente. É também o primeiro rastreador de sono HUAWEI TruSleep 4.0 com base científica, explica a fabricante chinesa. Este último garante uma melhoria abrangente na consciencialização sobre a saúde do sono e suporte geral para o sono do utilizador. A Huawei Band 9 também oferece monitorização da respiração durante o sono, permitindo a deteção de interrupções respiratórias. Nesta Band temos direito às tecnologias TruSeen 5.5 e TruSleep 4.0, da Huawei, para monitorização da frequência cardíaca e do oxigénio no sangue durante a noite.
É possível detetar stress, gerir o ciclo menstrual ou beneficiar de uma análise de arritmia. No lado desportivo, a Huawei fala numa atualização das suas ferramentas e “anéis de movimento”. A fórmula é clássica porque se trata de ter uma visão geral da atividade diária: passos, distância, calorias, duração do exercício… A Huawei Band 9 também vem com um sistema de treino baseado na ciência com o algoritmo TruSport que a empresa auto-desenvolveu. Este algoritmo fornece dados como ritmo, frequência cardíaca e distância percorrida. O algoritmo também avalia o índice de aptidão para corrida (RAI), consumo máximo de oxigénio, carga de treino, tempo de recuperação e frequência cardíaca de recuperação. Um total de 100 modos desportivos são suportados, como corrida, ciclismo, natação e salto.
E já que estamos a falar de resistência, a Huawei Band 9 chega com bateria com duração de até 14 dias. A empresa menciona 9 dias de uso normal e até 3 dias em modo AOD (Always On Display). Por fim, esta smartband possui funções como controlo de música, fotografia remota, lembretes de mensagens (textos, e-mails, redes sociais) ou até respostas rápidas com texto e emojis. A última opção funciona com a aplicação Message nativa e aplicações de mensagens de terceiros. A maioria das funções de inteligência estão disponíveis com EMUI, iOS e Android.
Preço e disponibilidade da Huawei Band 9
A banda foi lançada hoje, dia 15 de abril, ao preço de 59€. Conforme mencionado anteriormente, está disponível em cinco cores: preto, rosa, branco, azul e amarelo. Como sempre, a empresa tem uma oferta de lançamento, que mais não é que um desconto de 50% na compra da segunda unidade. Ou seja, se comprarem duas unidades, a segunda é vendida a metade do preço.