BCSD Portugal quer ser inovador na sustentabilidade e lança o beat by be@t 2024

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Este é um programa de inovação em sustentabilidade para a indústria têxtil e da moda, indústria estratégica da economia portuguesa.

BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável apresentou no Pátio da Galé, sede da ModaLisboa, o beat by be@t 2024, a segunda edição do programa de inovação em sustentabilidade para a indústria têxtil e da moda, indústria estratégica da economia portuguesa.

O objetivo do beat by be@t 2024 é sensibilizar toda a indústria têxtil e da moda para a urgência da transição verde e convocá-la a participar num cruzamento feliz para torná-lo possível. A iniciativa insere-se no projeto be@t, liderado pelo CITEVE (Centro Tecnológico para a Indústria Têxtil e do Vestuário) e apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Empresas, designers de moda, engenheiros têxteis e gestores estão convidados a apresentar as suas ideias até 15 de março, e o BCSD quer ver soluções têxteis inovadoras, que integrem os princípios da circularidade e do eco-design.

Filipa Pantaleão, Secretária-Geral do BCSD Portugal, explica que “promover a circularidade da moda implica mudar o atual paradigma linear de produção e consumo, evoluindo para um modelo circular“. O beat by be@t tem desafios, e Filipa Pantaleão refere que “estimular a criatividade a favor da preservação dos recursos naturais, da mitigação das mudanças climáticas, da redução da poluição, da geração de empregos verdes e da promoção de uma cultura de responsabilidade e sustentabilidade” é um dos principais.

Todas as equipas participantes vão sero acompanhadas e apoiadas por mentores experientes e terão acesso a workshops e módulos de capacitação e de boas práticas pelos parceiros da comunidade be@t. Além disso, terão uma bolsa de benefícios, através de parcerias e fornecedores da comunidade be@t, como a possibilidade de realizar uma residência artística na empresa, uma sessão fotográfica do projeto, acesso a recursos de parceiros (materiais, maquinaria, etc.), e possibilidade de networking com parceiros be@t.

A equipa vencedora vai ainda ter acesso a consultoria de desenvolvimento, à presença em showrooms e pop-up stores sustentáveis e feiras setoriais nacionais, assim como acesso a eventos e formações exclusivas do be@t.

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