Sabem como fazer compras em segurança na Temu?

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Atenção aos sites que imitam a Temu e a indivíduos que vos contactem diretamente…

A Temu, uma empresa de comércio eletrónico, foi fundada em Boston, Massachusetts, nos EUA, em 2022, e tem estado nas bocas do mundo. Atualmente, muitos utilizadores até preferem comprar na Temu ao invés do Aliexpress, perdendo-se nas suas mais de 250 categorias de produtos diferentes, ainda que seja preciso ter a noção que a maior parte do que é vendido na Temu não tem qualquer qualidade, estragando-se após poucos dias de uso. Mas, claro, há exceções – e ainda bem.

Mas como a popularidade da Temu disparou em 2023, é fundamental estarmos atentos a aplicações e sítios Web que se fazem passar pela marca para enganar os clientes. Na verdade, e tendo isto em conta, a empresa tomou recentemente medidas legais contra mais de 50 sites de phishing nos EUA e na Europa.

Mas só isto não chega. É também necessário que os consumidores estejam cientes dos perigos da Internet. Dito isto, a Temu indica que os clientes devem estar atentos às seguintes situações:

  • Indivíduos que afirmam ser mensageiros solicitando taxas extras de envio ou vendedores que alegam representar a Temu e solicitam pagamento por meio de métodos alternativos, como QR codes, e-wallets ou transferências bancárias;
  • Websites ou aplicações que imitam a Temu, por vezes com notificações de prémios falsas;
  • Mensagens inesperadas de números desconhecidos que oferecem serviços financeiros ou empregos a tempo parcial, solicitando informações pessoais, incluindo detalhes relacionados com a conta ou transacções Temu;
  • Chamadas de pessoas desconhecidas a pedir para verificar informações pessoais ou a oferecer reembolsos não solicitados.

Se alguma destas situações ocorrer, a Temu incentiva os consumidores a comunicar a situação aqui.

Para reforçar a segurança, a Temu estabeleceu, em novembro, uma parceria com a agência de cibersegurança HackerOne para oferecer um programa de recompensa por erros. A Temu juntou-se, assim, a empresas como a Amazon, a Google, a Tesla e o Facebook, que utilizam a plataforma da HackerOne para recompensar os hackers éticos que descobrem e comunicam, com êxito, vulnerabilidades de segurança.

Recentemente, a empresa lançou também a autenticação de dois fatores (2FA) para melhorar a segurança dos consumidores. Esta é uma forma de aumentar a segurança, tornando significativamente mais difícil o acesso de utilizadores não autorizados à conta de um utilizador, mesmo que a palavra-passe tenha sido comprometida.

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