Em qualquer parte do mundo, é possível encontrar jogadores de Counter-Strike: Global Offensive. De facto, o jogo desenvolvido pela Valve é o jogo FPS mais famoso.
Com tanto apelo por parte do público, vão surgindo muitos torneios que são transmitidos internacionalmente, pelo que apostas CSGO podem ser feitas em diversas competições no site GGBet.
Com isso, este tornou-se um mercado milionário, e muitos jogadores querem tornar-se profissionais para obter uma boa renda a fazer o que gostam.
Porém, um hobby tornar-se profissão não é, certamente, uma tarefa fácil. Além de ser necessário serem bons jogadores, devem estar no lugar certo.
Dicas para se tornarem profissionais
Não existe nenhuma certificação que torna um jogador profissional. Para isso acontecer, têm de encontrar uma equipa, precisam de jogar bem e, claro, têm de dar nas vistas. Atentem aqui em baixo em algumas dicas.
Pratiquem e desenvolvam habilidades
Um profissional passa muito tempo a jogar, logo, vocês terão também de passar uma boa parte do vosso tempo a jogar.
Mas não “joguem apenas”. Analisem a vossa performance, verifiquem quais são os vossos pontos fracos e tentem melhorar. Desenvolvam os vossos pontos fortes e sejam empenhados, pois apenas os melhores se irão destacar.
Não se esqueçam que o descanso também é fundamental. Estarem a jogar quando já estão mentalmente exaustos pode não trazer tantos resultados e, até, prejudicar até o vosso desempenho.
Estudem o jogo
Como referimos anteriormente, é muito importante fazerem análises para descobrirem os vossos pontos fortes e fracos no jogo, e isso deve estender-se a jogadores profissionais. Por outras palavras, comecem a acompanhar os campeonatos que acontecem.
Alguns jogadores também são streamers. Escolham alguns para acompanhar e analisem. Ouçam os comentários. Tudo isso irá dar-vos muita aprendizagem, permitindo-vos ter mais bagagem de jogo.
Sejam vistos
Não adianta nada serem grandes jogadores se as equipas não vos topam. Ou seja, é necessário criar um portfólio e transmitir os vossos jogos através da Twitch ou YouTube.
Mesmo que não queiram tornar-se streamers e jogar por uma equipa profissional, esse caminho pode encurtar os vossos passos. Pode parecer injusto, mas, no mundo atual, ter seguidores abre espaço, sendo também vantajoso para a equipa.
Façam network
Conhecer certas pessoas pode fazer toda a diferença, e é por isso que o network é tão importante. Criem contas em redes sociais, tentem interagir com jogadores, equipas, frequentar eventos e, claro, socializar com as pessoas.
Isso irá ajudar-vos a encontrar pessoas com ideias semelhantes, com quem possam discutir ideias, e até mesmo montar a vossa própria equipa para jogarem profissionalmente.
Saibam jogar em grupo
Counter-Strike é um jogo em grupo. Logo, mais importante do que serem bons jogadores individualmente, é saberem jogar em grupo.
E ter um grupo de amigos com os quais jogam frequentemente irá ajudar-vos a melhorar tanto o vosso jogo individual, como a melhorar as vossas capacidades de comunicação, bem como delinear planos e outras coisas no jogo coletivo.
Claro, podem sempre desenvolver características de liderança, dando suporte para os vossos colegas e aumentando a confiança, ou demonstrarem ter traços tóxicos, como criar distúrbios facilmente e perderem a concentração, que devem ser prontamente corrigidos.
Quanto tempo pode demorar até se tornarem jogadores profissionais?
O tempo para se tornarem jogadores profissionais depende do empenho de cada um… e um pouco de sorte também. Mas a sorte só aparece para quem procura por ela, batalhando para alcançar o objetivo.
Se se querem tornar pro players, não se comparem aos outros. Cada pessoa demora o seu tempo, portanto tentem fazer o melhor possível com as condições disponíveis no momento.
É importante começarem, ter os pés no chão e serem consistentes, pois a caminhada não é fácil. Mas se seguirem essas dicas e tentarem melhorar dia após dia, pode ser muito recompensador.