Ajax Systems: O futuro da automação e dos sistemas de alarme

- Publicidade -

Foi constatado um elevado grau de fiabilidade e robustez em todos os sistemas Ajax testados, o que faz desta marca uma referência no mundo dos sistemas de segurança anti intrusão. Mas nem tudo é perfeito.

Há algum tempo que não analisávamos dispositivos da Ajax Systems, mas eis que, quase dois anos depois, temos novidades.

Tivemos recentemente oportunidade de testar um Kit de Alarme e Automação da empresa, composto por dispositivos interessantes como a já famosa central Hub 2 Plus, um Socket (Type F), um MotionCam, um Button e respetivo suporte de parede, um LifeQuality, um DoorProtect e um conjunto LightCore (1-gang) + um SoloButton (1-gang/2 way).

E comecemos, lá está, pela central.

Central Hub 2 Plus

Ajax Systems Central Hub 2 Plus

Começámos por instalar e testar a maravilhosa central Hub 2 Plus. A Hub 2 Plus tem a capacidade de suportar até 200 dispositivos Ajax sem fios, até 100 Câmeras IP ou DVR, 64 Cenários de automação, 25 Grupos de segurança e até 50 divisões diferentes. Perante todas estas características, percebemos claramente que estamos perante uma solução bastante robusta e profissional, capaz de ser adaptada tanto a um cenário doméstico mais pequeno, como até uma empresa de pequena/média dimensão.

Em termos de comunicação com os seus dispositivos, esta Hub 2 Plus dispõe de duas tecnologias proprietárias: A Jeweller e a Wings.

De forma simples, a Jeweller tem como principal função a transmissão de alarmes e eventos e tem como principais características a comunicação bidirecional, a tecnologia anti-sabotagem avançada, a encriptação em bloco com uma chave dinâmica, a possibilidade de envio de notificações instantâneas e a configuração remota através das apps Ajax.

Já a Wings é a tecnologia de comunicação sem fios proprietária para transmitir verificações fotográficas e tem como principais características a comunicação bidirecional, a encriptação em bloco com uma chave dinâmica, a tecnologia anti-sabotagem avançada, o recarregamento do pacote em caso de erros de transmissão e, ainda, uma importante verificação da entrega de fotografias.

Outra coisa que importa realçar é a incrível robustez do sistema de forma a garantir que, em ocasião alguma, se irá desligar e perder comunicação com a internet. Para isso, a Ajax dotou este equipamento de uma ligação Ethernet, um modulo de Wifi e duas slots SIM 4G de forma a ser possível colocar dois cartões de duas operadoras diferentes. Para além disto, este é também dotado de uma bateria de 3Ah, o que permite comunicações sem fios (Wifi ou 4G) por um período até de 15h.

A anti-sabotagem também foi uma das grandes preocupações da Ajax neste dispositivo, tendo dotado este de tecnologias tais como o alarme de tamper, que deteta tentativas de arrancar a central da parede; a proteção contra spoofing, tornando impossível a realização de ataques deste género ao hub ou aos seus dispositivos; ou até a proteção contra o salto de frequência, na qual os utilizadores e a empresa de segurança recebem as notificações em caso de inibição ou quando o hub perde a ligação com os dispositivos.

A instalação? Não podia ser mais simples! Retirámos o Hub 2 Plus da caixa, ligámos o cabo de rede entre o nosso Hub 2 Plus e o nosso router wifi, ligámos o dispositivo à corrente elétrica e abrimos a aplicação. Toda a magia acontece aí na aplicação após criarmos uma conta na Ajax Systems e ao registarmos a nossa central de forma bastante simples: uma foto ao QR code do dispositivo.

E sim, é só isso. A partir desse passo são feitas mais algumas propostas tais como a possibilidade de “Configurar métodos de conexão alternativos” que nos possibilita, por exemplo, configurar o Wifi no dispositivo, adicionar um ou mais divisões com as respetivas fotos das mesmas, adicionar dispositivos Ajax e, por último, adicionar outros utilizadores à central.

O Hub traz ainda algumas buchas e parafusos que possibilitam a instalação deste dispositivo na parede, tecto ou até em algum lugar pouco acessível de forma a manter inviolabilidade do sistema.

Depois de configurado o dispositivo, temos acesso a diversos dados do equipamento, tais como o nível da bateria, redes conectadas, tipo de alimentação elétrica ou até mesmo um sinal se a tampa traseira do dispositivo está aberta ou não.

Vamos agora proceder à analise dos restantes dispositivos.

Ajax Systems Socket (Type F)

Ajax Systems Socket (Type F)

O primeiro dispositivo que configurámos no nosso Hub 2 Plus foi o Socket (Type F). Este é nada mais, nada menos, que uma pequena tomada inteligente que se interliga com a nossa central e que dispõe de algumas características avançadas interessantes, tais como a proteção de corrente, a proteção de tensão e o controlo de energia elétrica consumida sendo esta representada na tomada por um conjunto de cores, tendo em conta a potência gasta pelo dispositivo ligado à Socket (Type F).

Por outras palavras, fizemos um pequeno teste com um secador de cabelo com três opções de potência, na qual conseguimos obter os três estados de cor: verde, amarelo e vermelho. Considerámos esta identificação da potência consumida por cores inovadora e incrível tendo em conta a concorrência, que apenas oferece controlo de energia gasta sem qualquer indicador visual.

Ajax Systems Lightcore + Solobutton

Ajax Systems Lightcore + Solobutton

Depois do socket, demos uma perninha de eletricista e fizemos a instalação do interruptor de parede Lightcore mais a face Solobutton. Este equipamento não podia ser mais fácil instalar, bastando apenas desligar o quadro elétrico por segurança, desligar e retirar o interruptor antigo e ligar e colocar o este novo Interruptor.

Este é também dotado da tecnologia Jeweller, pertencente ao ecossistema da Ajax, e o método de funcionamento é apenas por toque na superfície do Solobutton. Por outras palavras, após instalar este interruptor, basta passar um dedo por cima deste interruptor de parede Ajax para que as lâmpadas se liguem ou desliguem. Caso já estejamos noutra divisão e/ou preguiçosamente impedidos de o desligar fisicamente, podemos sempre optar por utilizar a aplicação, quer seja para criar um automatismo utilizando as restantes appliances, tais como um comando ou sensor de presença, como também o podemos efetuar de forma manual na mesma aplicação.

Damos nota também para a luz bastante ténue que se encontra no rebordo do dispositivo, que ajuda bastante a encontrá-lo num ambiente de fraca ou nenhuma iluminação.

Ajax Systems Doorprotect

Ajax Systems Doorprotect

Quem não tem receio de ir de férias e deixar a porta de entrada à mercê de visitas indesejadas? Chegou a hora de proteger a porta de entrada com o Doorprotect.

Dotado da mesma tecnologia Jeweller como todos os dispositivos anteriormente testados, a montagem na porta de entrada e configuração deste dispositivo na app foi bastante fácil e rápida.

Quanto à sua precisão, podemos afirmar claramente que segue os mais altos padrões de eficiência da Ajax. Mal é aberta ou fechada uma porta, a aplicação dá-nos essa indicação de forma instantânea, podendo ser despolpada uma cadeia de automatismos e notificações utilizado um ou vários dispositivos da Ajax.

Este é um dispositivo que não necessita de estar ligado à corrente elétrica pois possui uma bateria de 3V (CR123A) que tem uma duração até sete anos de autonomia, tempo mais do que suficiente para nos dar a garantia que tanto precisamos num dispositivo desta categoria.

Ajax Systems Lifequality

Ajax Systems Lifequality

Já com a casa mais segura, experimentamos em seguida o dispositivo que nos diz como está o ar que respiramos em determinada divisão. Falamos, portanto, do dispositivo Ajax Lifequality.

Depois de instalado este dispositivo, conseguimos percecionar pela aplicação Ajax três indicadores: amplitude térmica, humidade e CO2. Estes indicadores dão-nos dados em tempo real e o registo histórico durante as últimas horas, dias, semanas, meses ou ano. Dentro de cada indicador, temos algumas recomendações e parâmetros que nos ajudam a perceber se a temperatura, a percentagem de humidade e os níveis de CO2 são ideais para nós e, caso não sejam, tomarmos ações para evitarmos possíveis doenças.

No nosso caso, percebemos que, como vivemos no centro de Lisboa, temos um pequeno disparo no valor de CO2, o que nos leva a pensar seriamente num purificador de ar e mais plantas neste espaço.

Em termos de comunicação, este funciona sobre duas tecnologias bastante robustas patenteadas pela Ajax: a Jeweller e a Wings.

Ajax Systems MotionCam

Ajax Systems MotionCam

O que seria de um sistema de alarme sem um detetor de movimento com registo fotográfico? A Ajax tem a resposta indicada a essa necessidade: a MotionCam.

O aspeto exterior deste dispositivo assemelha-se a mais um detetor de movimento comum como existem tantos outros no mercado, mas a verdade é que não é bem assim. O MotionCam pode ser colocado até 1700m da central, é dotado de uma bateria CR123A com autonomia até 4 anos – pelo que não necessita de corrente elétrica – e dispõe de uma tecnologia anti-sabotagem caso exista a intenção de extrair o equipamento do local onde se encontra instalado.

Quanto ao sensor de movimento, o MotionCam dispõe da tecnologia SmartDetect que consegue filtrar falsos alarmes por movimento, tais como a circulação de animais domésticos até 20KG ou 50 cm, insetos ou até correntes de ar tendo em conta o registo térmico identificado pelo sensor. Esta tecnologia efetua também a compensação térmica de forma a evitar falsos alarmes.

Quando é despoletado um alarme, é efetuado o registo fotográfico pelo MotionCam de uma série de imagens:

  • De 1 a 5 imagens com resolução de 320×240 px ou 160×120 px
  • De 1 a 3 imagens com uma resolução de 640×480 px

O tempo de entrega das fotografias na aplicação Ajax é de:

  • Até 7 s — resolução 160×120 px até 9 s — resolução de 320×240 px
  • Até 20 s — resolução de 640×480 px

Ajax Systems Button

Ajax Systems Button

Por fim, chegamos ao botão de pânico da Ajax: o Button. Por outras palavras, este é o pequeno dispositivo que completa este sistema de alarme, pois possibilita a criação de um evento alarmístico apenas com um clique, seja ele intrusão, Fogo, Pânico, Gás, Avaria, Fugas ou um alarme personalizado. Para além da função de pânico, o Button pode funcionar como um dispositivo para ligar e desligar os dispositivos inteligentes, tais como o Socket ou o LightCore, ou até como um silenciador do alarme de incêndio.

Em suma, este é um pequeno dispositivo configurável e com um grande potencial para as funções para que foi desenhado.

Foi constatado um elevado grau de fiabilidade e robustez em todos os sistemas Ajax testados, o que faz desta marca uma referência no mundo dos sistemas de segurança anti intrusão. Denotamos, no entanto, que poderiam existir mais pontes para padrões cada vez mais comuns no nosso dia a dia tais como o Apple HomeKit, o Google Home ou Amazon Alexa que tornaria a manipulação de todos estes dispositivos de forma mais fácil e direta, sem existir a necessidade do recurso constante à aplicação.

Tirando este ponto, consideramos este uma muito boa solução para quem deseja manter a sua casa protegida e inteligente.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados