Mas para isso acontecer, será necessário esperar pela conclusão do troço Évora-Elvas, a ficar concluído algures em 2025.
Há cerca de duas semanas, o novo presidente da Renfe, Raül Blanco, e o agora ex-presidente da Junta de Extremadura, Guilhermo Fernández Vara, fizeram o balanço do primeiro semestre da linha ferroviária na região e analisaram os planos futuros a curto prazo da empresa para esta região autónoma.
Blanco anunciou a chegada à Extremadura de um novo comboio Alvia, que estará disponível assim que a empresa receber os novos comboios destinados ao serviço comercial, o que, segundo a Talgo, está previsto para o próximo mês de novembro.
A chegada desta nova frota de comboios permitirá implementar progressivamente as melhorias planeadas para os serviços da Renfe na Extremadura. A este respeito, os planos da atual equipa de gestão da Renfe para 2024 na região implicarão a entrada em funcionamento de um novo comboio Alvia no trajeto Badajoz-Madrid e vice-versa, bem como melhorias nos tempos de viagem graças aos trabalhos de eletrificação que estão a ser finalizados pela Adif.
Por outro lado, foi também anunciada a chegada de um serviço Avant entre Plasencia, Cáceres, Mérida e Badajoz, que começará a funcionar assim que a eletrificação da linha pela Adif estiver concluída.
Além disso, e isto será o que mais interessa aos portugueses, está previsto um novo serviço transfronteiriço internacional que ligará a Extremadura à cidade portuguesa de Évora. Mas para isso acontecer, será necessário esperar pela conclusão do troço Évora-Elvas, a ficar concluído algures em 2025.
A Renfe, de resto, está interessada em operar de forma independente no mercado português, e não em parceria com a CP (como ainda acontece com o comboio Celta, que liga o Porto a Vigo). A empresa espanhola tem nos planos explorar um serviço de passageiros entre Corunha, Santiago de Compostela, Vigo, Porto e Lisboa, havendo ainda a hipótese de avançar com uma ligação entre as duas capitais ibéricas (Madrid-Lisboa).
Já a CP, de acordo com o site espanhol Morelos Habla, que cita o Jornal Público, refere desconhecer esta intenção este novo serviço de comboios que ligará a Extremadura à cidade portuguesa de Évora.