Parabéns, Manuel São Bento!
O Rotten Tomatoes é o site de agregação de críticas de cinema e televisão mais importante da respetiva área. Os jornalistas e meios aprovados são alvos de uma avaliação rigorosa, sendo que os critérios foram sendo ajustados ao longo dos anos. Desde a aceitação da crítica online até uma maior análise do trabalho de freelancers, o site americano foi aumentando o seu leque de críticos ao ponto de ser incomum existir um novo lançamento cinematográfico sem, pelo menos, centenas de reviews de todo o tipo de críticos um pouco por todo o mundo.
Com cada vez mais impacto na indústria, o símbolo “Fresh” ou “Rotten”, juntamente com o valor percentual do número de opiniões positivas – denominado Tomatometer – começou a ser utilizado frequentemente em campanhas de marketing, possuindo um claro impacto não só no resultado de bilheteira, mas também no englobamento da opinião geral da crítica internacional. Esta pontuação é uma medida de recomendação crítica para milhões de fãs.
Uma interpretação errada estranhamente comum sobre a pontuação passa por considerar o valor percentual calculado para um filme como uma nota qualitativa de 0 a 100. Este valor é, na verdade, simplesmente a percentagem de críticas positivas, independentemente da nota dada pelo crítico. Por exemplo, se em 100 críticos, 73 gostarem do filme, muito ou pouco, o filme obtém um Tomatometer de 73%, que não é nada mais do que um cálculo matemático simples. Já a nota média de todas as críticas – de 0 a 10 – pode ser observada na secção respetiva com mais detalhes dentro da página do filme respetivo.
Hoje é, portanto, um dia especial, pois o primeiro crítico português individualmente aprovado no Rotten Tomatoes faz parte da equipa da Echo Boomer. O Manuel São Bento já constava na lista de críticos do site, mas apenas quando escrevia para determinados meios. Agora, junta-se a uma lista de críticos da qual só nos podemos orgulhar. Um trabalho de vários anos finalmente reconhecido e recompensado que, esperemos nós, traga ainda mais sucesso e conquistas.
Além do Echo Boomer, o único site português com o qual colabora, o Manuel escreve para outros meios internacionais, tais como o FirstShowing, InSession Film, That Shelf e Filmhounds Magazine. E claro, isto sem esquecer o seu próprio website MSB Reviews, onde tudo começou.
Nesta página, o perfil do Manuel São Bento no Rotten Tomatoes, terão acesso às críticas internacionais publicadas ao longo dos anos.
Da nossa parte, só nos resta dar os parabéns ao Manuel! É um orgulho extremo, o culminar de uma promessa pessoal feita em 2019, ano em que curiosamente começou a colaborar connosco. Temos acompanhado esta jornada e vamos certamente continuar a acompanhar, num processo de crescimento que, certamente, não vai ficar por aqui.
Que venham daí mais críticas!