Vão ser instalados radares de velocidade média um pouco por todo o país.
Os condutores portugueses vão ter que estar mais atentos na estrada e conduzir com mais calma, isto se não quiserem ser apanhados pelos radares. É que, aos radares habituais, vão juntar-se os novos radares de velocidade média, e são acompanhados de um novo sinal de trânsito – o H42.
Os radares de velocidade média, ao contrário dos radares fixos e móveis, não indicam a velocidade instantânea dos veículos. O que fazem é calcular se, entre dois pontos concretos de um determinado projeto, os mesmos andaram mais depressa do que o permitido. Tal como os radares de velocidade fixos – não confundir com os radares móveis -, estes também vão estar devidamente sinalizados.
O H42, este novo sinal de trânsito serve para indicar a presença desse novo tipo de radares.
Como funcionam os radares de velocidade média?
O Automóvel Clube de Portugal (ACP) respondeu aqui da melhor forma a essa pergunta.
Imaginem que vão numa estrada com limite de velocidade de 100km/h. Num determinado ponto está um radar de velocidade média e é registada a matrícula do vosso veículo, assim como a hora de passagem. Mais à frente, nesse mesmo trajeto, vai estar outro radar que faz exatamente o mesmo.
Com base nas horas registadas em cada um dos radares, é calculado o tempo que o veículo demorou a percorrer esse trajeto, assim como a velocidade média. Se o condutor completou a distância entre as duas câmaras num tempo inferior ao mínimo estipulado, significa que não cumpriu o limite de velocidade, considerando-se que circulou em excesso de velocidade.
Onde vão estar os novos radares?
Já existem locais previstos para a instalação dos radares de velocidade média em Portugal. De acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), vão ser 10 os radares de velocidade média nas estradas portuguesas. Sabe-se que os distritos e estradas que vão receber os novos dispositivos de controlo de velocidade são, podendo as localizações estar sujeitas a alterações, até 20 localizações possíveis:
- Aveiro: A41
- Beja: En206 e IC1
- Castelo Branco: IC8
- Coimbra: A1 e EN109
- Évora: A6 e IP2
- Faro: EN398
- Lisboa: A9, EN10, EN6-7 e IC19
- Porto: A3
- Santarém: A1
- Setúbal: EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1