Vai mudar imenso, tendo em conta todas as obras em curso e que ainda estão por iniciar.
O Metro de Lisboa está a passar por uma transformação significativa, com vários projetos de expansão a decorrer para acompanhar o crescimento da cidade e promover uma mobilidade sustentável. Em 2026, a cidade contará com novas estações e linhas, que vão melhorar a conectividade, reduzir os tempos de deslocamento e fomentar a sustentabilidade no transporte público.
Expansão da Linha Vermelha
Um dos maiores investimentos será o prolongamento da linha vermelha, que se estenderá de São Sebastião a Alcântara, com quatro novas estações: Campolide/Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara. Esta extensão de 4 quilómetros tem como objetivo diminuir o congestionamento, melhorar a acessibilidade e reduzir a pegada de carbono na cidade. Estima-se que o projeto aumente a procura diária do metro em 4,7%, com uma redução de 6,2 mil toneladas de CO2 no primeiro ano de operação.
- Estação Campolide/Amoreiras: Situada perto do cruzamento entre a Avenida Conselheiro Fernando de Sousa e a Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, esta estação será construída pelo método cut and cover.
- Estação Campo de Ourique: Localizada junto ao Jardim da Parada, com um traçado a 35 metros de profundidade, será uma das mais desafiadoras devido à densa malha urbana.
- Estação Infante Santo: Situada entre a Avenida Infante Santo e a Calçada das Necessidades, será uma das mais profundas, com 29,5 metros de profundidade.
- Estação Alcântara: A estação terminal, situada à superfície, fará a ligação à futura linha intermodal ocidental sustentável.
Linha Violeta: Conectando Loures e Odivelas
A Linha Violeta, uma linha de metro ligeiro que ligará Loures a Odivelas, terá 13 quilómetros de extensão e 19 estações. Com uma mistura de estações subterrâneas, em trincheira e à superfície, esta linha será fundamental para conectar grandes núcleos urbanos e serviços essenciais nos concelhos limítrofes de Lisboa. O projeto começará em março de 2024 e terminará até dezembro de 2026.
LIOS: Linha Intermodal Sustentável
O projeto LIOS, que envolverá a construção das linhas LIOS Ocidental e LIOS Oriental, irá ligar Oeiras a Alcântara e Santa Apolónia a Sacavém. Esta nova linha intermodal sustentará o crescimento da cidade e promoverá a utilização do transporte público, contribuindo para a meta nacional de neutralidade carbónica.
Impacto Ambiental e Sustentabilidade
A expansão do Metro de Lisboa não é apenas uma melhoria da infraestrutura de transportes, mas também uma contribuição para a redução da poluição e da dependência de veículos individuais. Com uma previsão de redução de até 6.200 toneladas de CO2 no primeiro ano de operação da linha vermelha, o Metro de Lisboa estará a desempenhar um papel central na sustentabilidade da cidade.
Para quando o metro até Elvas? Depender da rede expresso e das portagens, com uma autoestrada mais do que entupida, esta linha devia ser uma prioridade.
Para quando o metro até à Tanganheira? Estas pessoas também merecem alternativas!!
Para quando o metro até Sintra? Depender do comboio e das greves, com uma estrada mais do que entupida, esta linha devia ser uma prioridade.
EXACTAMENTE. Esse seria o melhor investimento. Lisboa claramente não precisa da mais “Linhas de metro”. Infelizmente todo este processo está a levar à descaracterização da cidade.
A memória é um bem precioso e está a ser menosprezada em troca de mais poluição a todos os níveis.
Lisboa merece respeito.
Existem estudos e pontos de melhorias a serem feitos em Lisboa, isso é indiscutível. Já em relação à Sintra, não quer dizer que a vila seja menos favorável no quesito investimentos, tanto na malha ferroviária, metro e projeto de expansão. No mais, é preciso paciência, pois tem outros contratos a serem cumpridos até o final de 12/2026.