A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) lançou uma campanha que apela ao donativo dos portugueses através do IRS. A associação vai dirigir as verbas destes donativos para a compra de novos equipamentos de oftalmologia, indispensáveis no diagnóstico e tratamento da Retinopatia Diabética.
Para consignares 0,5% do teu IRS à APDP, basta assinalares com um X em “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública” no Modelo 3, do Quadro 11 e colocar o NIF da APDP – 500 851 875.
Ao escolheres a APDP como entidade beneficiária no momento de entrega da declaração de IRS, estás a ajudar a Associação a adquirir um equipamento laser e um OCT (Tomografia de Coerência Óptica) para o diagnóstico e tratamento da retinopatia diabética – uma manifestação oftalmológica da diabetes e uma das principais causas de perda grave de visão a nível mundial.
Mais de 90% das pessoas com diabetes tipo 1 e 60% das de tipo 2 sofrem com esta patologia. O mau controlo metabólico (glicémia e pressão arterial) constituem fatores de risco para o aparecimento da retinopatia.
A APDP é uma instituição de prestação de cuidados de saúde globais e de proteção às pessoas com diabetes, numa zona de influência correspondente ao território nacional e com ligações no campo assistencial, de investigação e formativo a várias instituições e organizações internacionais. Por ano, a instituição acompanha mais de 18 mil pessoas com diabetes.
A Associação é, desde 2009, o único Centro de Educação a nível nacional reconhecido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e, desde 2011, é também reconhecida como clínica de referência no tratamento de crianças e jovens (Centre of Reference for Pediatric Diabetes) a nível europeu.