O Corsair MP400 não é das ofertas mais rápidas da marca, mas cumpre na perfeição com as promessas que são feitas. Apresenta-se como uma excelente opção para um PC que necessita de mais espaço de armazenamento.
Quando compramos um SSD para o computador, seja para correr o sistema operativo ou apenas para expandir o espaço de armazenamento, uma das primeiras coisas para as quais olhamos é a velocidade do mesmo. Depois disto, a segunda coisa é a expectativa: ter o SSD, chegar a casa, instalar no PC e ver se, de facto, cumpre com as velocidades prometidas.
O Corsair MP400 promete oferecer velocidades de leitura de até 3,480MB/s e de escrita até 1880MB/s, sendo que esta é até uma velocidade bastante agradável para um SSD nmve PCIe Gen 3.0 x4. Para tentar descobrir se este é mesmo o caso, acabei por submeter o disco a vários testes em situações reais como, por exemplo, transferências de fotos do disco para outro, mas também a testes benchmark, usando a ferramenta CrystalDiskMark na sua versão 8.0.4.
Começando pelo teste benchmark, não há nada a apontar a este Corsair MP400. Em todos os testes feitos, conseguiu atingir as velocidades prometidas, e apenas numa ocasião registou 3,095MB/s de leitura e 2,164MB/s de escrita, valores que, embora estejam abaixo do prometido, aproximam-se o suficiente para não deixar má impressão.
Durante as transferências efetuadas, sempre para discos com melhores specs tanto em nível de escrita como leitura, conseguiu atingir velocidades de 550MB/s enquanto enviava ficheiros (os testes foram feitos com três pastas num total de 98.1 GB). Já a receber informação, a mesma quantidade, o Corsair MP400 conseguiu em grande parte do tempo rondar velocidades de 580 MB/s. No entanto, acabou por ter alguns momentos, que duravam apenas alguns segundos de cada vez, em que descia para velocidades entre os 100MB/s e os 200MB/s.
A marca diz que este Corsair MP400 tem uma vida útil de cerca de 100 anos. Algo que fica difícil de comprovar, mas que faz com que esteja quase certo que este disco não volta a sair do meu computador. Mesmo que a marca esteja errada em 50%, o disco terá a duração de 50 anos e até lá espero mudar de PC… pelo menos uma vez.
Não há muito mais a dizer sobre o MP400, apenas que a instalação, tal como em outros SSDs, foi bastante simples e que, ao ligar o PC, o disco estava automaticamente disponível. Uma espécie de plug and play ideal para quem precisa de espaço no PC, a uma velocidade constante e com qualidade de construção que me faz acreditar que os dados guardados no disco estão num local onde não os vou perder devido a problemas com o armazenamento.
O Corsair MP400 está disponível no mercado 149,99€ na sua versão de 1TB, mas é ainda possível versões de 2TB, 4TB e 8TB para quem precisa de mais espaço. Antes de se aventurarem na compra de espaço extra para o vosso desktop ou laptop, confirmem se o portátil ou a motherboard tem uma slot extra para SSDs.
Embora não o consiga recomendar para disco principal, dado que existem no mercado, até na Corsair, soluções mais recentes – e portanto mais rápidas -, é sem problema algum que recomendo o MP400 para servir de segundo disco caso necessitem de mais espaço. Não só por conseguir atingir as velocidades esperadas, mas também por apresentar boa durabilidade, permitindo que transfiram informação de um lado para o outro sem problemas de maior.
Este dispositivo foi cedido para análise pela Corsair.