Museu Nacional de Arqueologia vai ser requalificado

- Publicidade -

O custo da obra é de 25 milhões de euros.

Esta semana, foi apresentado o projeto que prevê uma profunda obra de intervenção no Museu Nacional de Arqueologia.

O Museu Nacional de Arqueologia, cujo espólio integra a maior coleção de tesouros nacionais ou de escultura clássica em museus portugueses, vai ser inteiramente reformulado. O restauro e a reabilitação do edificado permitirão o crescimento exponencial da sua área expositiva, que será praticamente duplicada, dando finalmente visibilidade a partes tão relevantes da sua coleção, nunca expostas.

Será assim possível a reprogramação total do conteúdo museográfico, nomeadamente as coleções da pré-História ou das Idades do Bronze e do Ferro. Trata-se de centenas de milhares de peças que compõem o riquíssimo acervo do museu, que correspondem a camadas imensas do nosso mapa de ancestralidades, e que atualmente não encontram condições dignas para fruição pelo público, e que poderão ser vistas após a intervenção.

Para o período em que decorrerão as obras, o Museu Nacional de Arqueologia está a desenvolver parcerias no país e no estrangeiro para continuar a participar em exposições temporárias, que permitam fazer circular as suas coleções, contribuindo para levar o conhecimento arqueológico a outros locais do território.

A obra deverá arrancar no final de 2023 e estar concluída no final de 2025, fazendo com que o Museu Nacional de Arqueologia possa cumprir na totalidade a sua ambiciosa missão: como espaço visitável, permitir uma melhor fruição pública; no âmbito científico, proporcionar melhores condições de estudo e investigação dos artefactos arqueológicos.

O custo da obra é de cerca de 25 milhões de euros, o que representa o segundo maior investimento a aplicar em equipamentos culturais ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados