Expansão do Metro de Lisboa tem de ficar concluída até 2025

- Publicidade -

O investimento total é de 554 milhões de euros.

Foram hoje assinados os contratos de financiamento necessários para a expansão do Metro de Lisboa. Como já era sabido, a linha vermelha vai ser prolongada até Alcântara, ao passo que será criada uma nova linha de superfície para que a circulação entre Odivelas e Loures seja possível.

O financiamento será feito com 554 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo que 304 milhões de euros vão para a Expansão da Rede de Metro de Lisboa – Linha Vermelha até Alcântara, ao passo que o restante valor de 250 milhões de euros será aplicado no contrato Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures.

Ora, como é costume haver derrapagens neste tipo de obras, os contratos assinados definem o dia 31 de dezembro de 2025 como o prazo limite para a conclusão dos trabalhos.

O prolongamento da linha vermelha de São Sebastião a Alcântara terá “uma extensão de quatro quilómetros e quatro novas estações: Amoreiras, Campo de Ourique, Infante Santo e Alcântara, efetuando-se nesta última a ligação à futura Linha Intermodal Sustentável que promoverá a ligação ao concelho de Oeiras (LIOS Ocidental)”, segundo refere o Metropolitano de Lisboa em comunicado.

Já o Metro Ligeiro de Superfície Odivelas-Loures disponibilizará “um total de 18 estações e 12 quilómetros de rede“, numa linha que se irá estender “num corredor em ‘C’, que ligará o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado, com interface e transbordo para Lisboa na estação de metropolitano em Odivelas”.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados