Entra em construção ainda este ano e estará operacional em 2022.
A NextEnergy Capital, empresa de gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis, vai investir 35 milhões de euros, através do fundo NextPower III, na construção da Central Fotovoltaica da Quinta do Anjo, no concelho de Palmela.
O projeto foi divulgado nesta quarta-feira, através do lançamento da primeira pedra no terreno onde será construída a futura central.
Os trabalhos de construção, cujo arranque está previsto ainda para este ano, contemplam a instalação de 90.076 painéis solares, com uma potência instalada de 40,5 MWp, que ocuparão cerca de 45 hectares de área. Com o início da operação previsto para 2022, a central terá uma capacidade de produção anual de 71.3 GWh de energia elétrica, que permitirá abastecer mais de 21 mil habitações e evitar a emissão de 18.660 toneladas de CO2 por ano.
Com o investimento na central fotovoltaica da Quinta do Anjo, o fundo NextPower III aumenta os seus ativos solares operacionais e alcança um total de 394 MWp de capacidade instalada. O projeto está a ser desenvolvido pela Frequent Summer, empresa de engenharia e licenciamento de projetos de energias renováveis com um track record de 400 MW em Portugal.
Esta é a terceira operação da empresa em Portugal, depois de ter investido 18 milhões de euros na aquisição da Central Fotovoltaica de Paderne, no Algarve, em outubro do ano passado.