Por cada goodbag comprado, é plantada uma árvore em nome do cliente.
Quem nos acompanha sabe que temos por hábito dar destaque às iniciativas que o Continente tem vindo a desenvolver no que à sustentabilidade diz respeito. Este sábado, dia 5 de junho, a marca dá um novo passo em frente ao passar a fazer parte da rede internacional goodbag.
Tratam-se de sacos de compras de design exclusivo e 100% algodão orgânico, com um mini-chip incorporado que permite ajudar o planeta de cada vez que são reutilizados. Como? Através da plantação de árvores.
Primeiro que tudo, começam por adquirir estes goodbags, disponíveis por 3,50€ cada e com motes eco-friendly, como Think outside the bag, Menos é mais e 0% plástico, 100% fantástico. Há mais modelos disponíveis no site da iniciativa que podem, depois, ser reutilizados nas lojas aderentes.
Após a compra de cada goodbag, devem aceder à app com o mesmo nome (gratuita, disponível para Android e iOS), ativar o QR code da etiqueta e “resgatar” o primeiro reward: plantar uma árvore.
Por cada vez que levarem o goodbag às compras (a uma loja aderente), basta abrir a app, passar o telemóvel pelo mini-chip incorporado no saco (que faz scan do mesmo, através de tecnologia NFC) e, assim, garantem mais um saco de plástico recolhido do oceano. Na app, além de um mapa interativo com as lojas aderentes, fica também registado o nº reutilizações do goodbag, ou seja, quantas vezes já contribuíram para um oceano mais limpo.
Se não tiver um smartphone com NFC (ou simplesmente não quiserem descarregar a app), quando forem às compras ao Continente e levarem o saco, basta que peçam ao operador da caixa para registar a reutilização, com a marca a garantir a recolha de plástico do oceano como se tivessem feito o scan na app.
Até ao momento, o projeto da startup já contribuiu para a plantação de 34 mil árvores e recolheu mais de 64 mil sacos de plástico do oceano, estando presente em nove países e mais de 1.400 pontos de venda.