53% dos consumidores não sabe interpretar prazos de validade – e isso causa desperdício de alimentos.
Há bastante tempo que temos vindo a destacar a existência da Too Good To Go, app dinamarquesa com essa missão tão nobre que é a de evitar o desperdício alimentar. Porém, e mesmo com uma forte adesão por parte dos portugueses, continuam a existir outros tantos consumidores que não sabem interpretar o significado de diferentes rótulos.
Foi a pensar neste desafio que a empresa lançou a iniciativa Observar, Cheirar, Provar, que ajuda os portugueses a interpretar e distinguir as diferenças entre datas de validade dos produtos alimentares. O objetivo? Assegurar que os consumidores olham duas vezes para o rótulo de um produto antes de o deitar para o lixo.
Assim, esta iniciativa pretende incentivar os consumidores a utilizarem os seus sentidos antes de deitarem fora alimentos que têm datas de validade indicadas como “Consumir de preferência antes de” e “antes do fim de”. Para tal, são convidados a observar os alimentos e verificar o seu bom estado, cheirar e assegurar-se de que mantêm o cheiro normal e provar para confirmar que não existe alteração do sabor original.
Se o alimento passar nestes três testes, e desde que tenha sido conservado segundo as normas, significa que continua próprio para consumo, mesmo quando ultrapassada a sua data de validade.
Na fase de arranque do projeto, juntaram-se marcas como a Vaca que Ri, a Montiqueijo, Hellmanns, Branca de Neve, entre outras. Recentemente, também a Ferbar aderiu à iniciativa, pelo que vai apresentar o selo Observar, Cheirar, Provar em vários alimentos cuja validade é mais reduzida.
Especificamente, a marca vai adicionar a iconografia Observar, Cheirar, Provar aos rótulos dos seguintes produtos: Puré de batata em flocos, Farinha de mandioca, Tapioca e Polvilhos, Côco Ralado, Legumes e Cogumelos em Conserva e Fruta em Conserva. A inclusão da iconografia da Too Good To Go comecará a partir de novembro deste ano.