A Festa do Avante! foi dos poucos eventos com programação musical a realizar-se em Portugal no ano passado.
Em 2020, muitos portugueses ficaram chocados pelo facto de a Festa do Avante! ter sido dos poucos eventos a poderem realizar-se num ano marcado pela pandemia. Na altura, o PCP justificou-se com o facto de não ser “um simples festival de música”, mas sim “uma grande realização políticocultural”. E a verdade é que o certame acabou mesmo por acontecer.
Em outubro do ano passado, o partido político anunciou as datas para a edição deste ano (e não somente agora, como indicam alguns meios de comunicação), que deverá acontecer de 3 a 5 de setembro. E a verdade é que a edição de 2021 já está em preparação.
Nesta altura estão a decorrer os habituais trabalhos de manutenção do terreno e dos equipamentos, envolvendo não só a equipa central da Festa, mas também alguns militantes, vários dos quais especializados em determinadas funções. O arranque das jornadas de trabalho está marcado para 26 de junho.
Diz o PCP que o programa ainda está em construção, mas permite “antever uma grande edição”. Basicamente, para além do regresso do Concerto de sexta-feira, a programação da Festa do Avante!, tal como no ano passado, privilegiará os espectáculos de artistas portugueses (concebidos com a integração de convidados), os estrangeiros radicados em Portugal e os originários dos países africanos de língua portuguesa.
Haverá ainda teatro e cinema ao ar livre, mostras de gastronomia de todo o País, exposições diversas, debates sobre a atualidade nacional e internacional e variadas ações políticas. Outra novidade é que, este ano, a Festa do Avante! volta a ter um espetáculo de música sinfónica no Palco 25 de Abril, com um programa especial que tem o objetivo de apresentar um percurso sobre a evolução da arte musical, em paralelo com o progresso da luta dos povos pela sua libertação ao longo dos últimos dois séculos.
Estes concertos irão regressar com uma grande novidade: o público irá, pela primeira vez, assistir ao concerto em lugares sentados, num acréscimo de conforto e de melhoria das condições de audição, que melhorarão significativamente a experiência dos espectadores.
O PCP refere que a Festa do Avante! decorrerá num recinto de 30 hectares totalmente ao ar livre, pelo que serão cumpridas todas as normas e recomendações de modo a garantir a segurança sanitária.