8 dicas para melhorar a rede WiFi

- Publicidade -

Com a crise da COVID-19, muitas pessoas descobriram novas formas de trabalhar, isto é, finalmente entenderam que era possível trabalhar à distância, seja em casa ou qualquer outra parte do mundo. Mais recentemente, com a pandemia a parecer acalmar, muitas companhias têm apostado num modelo híbrido, deixando os funcionários uns dias no escritório e outros dias em casa. E se ficarem em casa, torna-se mais fácil ter tempo para uns momentos de lazer.

Porém, trabalhar a partir de casa pode trazer alguns desafios, como lentidão da velocidade WiFi. Ora, se querem ter a certeza de que as coisas irão funcionar sem percalços de maior, é bom que atentem nas seguintes oito dicas que vos damos.

1. Instalar o router na melhor localização possível

Este é um passo lógico, porém fundamental. Por esta altura deverão saber que paredes, portas, pisos, tetos e outros obstáculos afetam a velocidade WiFi de muitas maneiras. Assim, na vossa casa, devem colocar o router o mais próximo possível do centro da vossa residência e numa área aberta sem demasiados dispositivos eletrónicos em redor. Não se esqueçam que os routers propagam os sinais WiFi para baixo, portanto, o melhor que têm a fazer é colocar o router num lugar mais alto em vez de o colocarem no chão.

2. Reduzir as interferências com outros equipamentos

Vem no seguimento do que dissemos anteriormente, mas faz todo o sentido. Afinal de contas, menos interferência significa, naturalmente, um melhor desempenho da ligação WiFi. Tudo o que seja equipamentos eletrónicos que emitam frequências, como microondas, dispositivos Bluetooth, monitores de bebé e até luzes de Natal (!), devem estar o máximo afastados do vosso router.

3. Uma questão de banda certa

As operadoras são um bocado sacanas nisto, mas a verdade é que, há uns anos, e provavelmente ainda nos dias de hoje, prometem velocidades de Internet de, por exemplo, 500mbps, quando o vosso router da operadora somente fornece 100mbps via W-Fi. Sabem porquê? Deve-se tudo às frequências utilizadas. Se optarem pela frequência de 2,4 GHz, conseguirão ter Wi-Fi numa distância maior do router, mas as velocidades são muito limitadas. Já se optarem pela frequência de 5 GHz, a distância é muito menor, mas as velocidades são incomparáveis. Dito isto: se querem mais velocidade… já sabem o que têm a fazer.

4. Limitem as ligações à rede

Provavelmente já deverão ter reparado, mas se estiverem a realizar chamadas de vídeo, a jogar jogos online ou a ver alguma série/filme via streaming, e por acaso forem à Internet, irão reparar que há um decréscimo na velocidade. É normal. Deve-se à largura de banda utilizada. Isto quer dizer que, de modo a maximizar a experiência, devem dar prioridade a essas ligações.

Hoje em dia, os routers têm uma configuração de Qualidade de Serviço (QoS) que permite dar prioridade a certas aplicações em relação a outras e limitar a quantidade de largura de banda que essas aplicações utilizam. Com QoS, não serão mais interrompidos pelo download de ficheiros grandes enquanto estiverem a jogar jogos online.

5. Atenção às funcionalidades de segurança

Por esta altura, já deverão saber que, se utilizam a password que vem por defeito no vosso router, devem alterá-la para outra password a vosso gosto. Há uns anos, existiam softwares que permitiam aceder às redes Wi-Fi das outras pessoas, tudo porque as passwords de origem nunca eram alteradas, o que fazia com que esses mesmos programas as conseguissem descobrir rapidamente. Por outras palavras, se a partir de certo momento notaram que a vossa Internet estava mais lenta, pode ser devido ao facto de algum vizinho estar a utilizar o vosso serviço.

E naturalmente, nunca deixem a vossa rede Wi-Fi livre, sem chave de acesso.

6. Apostem num repetidor de sinal

Vocês até podem ter o melhor router do mercado, mas, se a vossa casa tiver dimensões generosas, será sempre necessário apostar num repetidor de sinal. Portanto, não se esqueçam de adquirir um bom kit powerline. Basta ligar à tomada e fazer a respetiva sincronização. Dica: para obterem o melhor sinal possível, devem colocar o repetidor a meio caminho entre o router e os vossos dispositivos

7. Apostar num router de qualidade

Como demos a entender logo no primeiro ponto, é fundamental possuírem um router moderno, pois um equipamento velho não vos deixará tirar total partido do serviço que contrataram. Assim, devem não só apostar num router que suporte a tecnologia Wi-fi 6, como um que tenha tecnologia MU-MIMO, uma vez que melhora a capacidade e eficiência da sua rede doméstica, permitindo a comunicação WiFi com múltiplos dispositivos em simultâneo.

Resumindo: apostem num sistema Mesh WiFi… se tiverem orçamento para isso, claro. É que os sistemas Mesh eliminam zonas mortas e fornecem WiFi ininterrupto em toda a casa.

8. Reiniciar o router regularmente

Possivelmente ninguém faz isto, mas devem, de facto, reiniciar o router com alguma regularidade. É que um simples reboot arrefece a memória do router e permite a instalação de atualizações. Ou seja, se notam a Internet lenta, com vídeos a não carregarem e páginas a dar erro, possivelmente têm aqui a solução.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados