7 dicas práticas para desentupir canos em casa

Soluções para resolver problemas de canalização.

- Publicidade -

Canos entupidos é um dos problemas mais chatos com que alguém se pode deparar numa casa. Para além de não se resolver propriamente em dois minutos, acresce que é algo que tenderá a piorar – e muito – se não for resolvido com eficiência. Infelizmente, a água do lavatório que tem um cano entupido não se evapora por milagre.

Antes das recomendações caseiras, convém esclarecer dois pontos à partida. Antes de mais, se o problema for sério, devem chamar um especialista em desentupimentos, como por exemplo da JL Desentupimentos ou outras empresas do tipo. Segundo ponto: não acreditem em tudo o que lêem na internet. Não, a Coca-cola não resulta para desentupimentos. Até podem ter sorte, mas a verdade é que a bebida não tem qualquer efeito sobre alguns dos causadores de problemas de entupimento, como gorduras, pelos e outros detritos. Tem exatamente o mesmo efeito que a água quente. Sugestão para Coca-cola: bebam com gelo e limão, não a deitem pela sanita abaixo.

Outro mito que se convoca do imaginário das crenças do desentupimento é a soda cáustica. Sim, é um método eficaz – por exemplo, funciona bem com materiais orgânicos – mas a soda cáustica é extraordinariamente tóxica quando dissolvida com água, reagindo também a outros ácidos. Usada em detritos ou sedimentos como o calcário o resultado não será o esperado. É certo que para desentupimentos podem ser usados desentupidores químicos, mas estes devem ser manuseados com extremo cuidado. Vamos, por isso, partilhar algumas soluções mais caseiras e com menos riscos.

7 dicas práticas (e mágicas) para desentupir canos

1. Vinagre, sal e bicarbonato de sódio

Estes três da vida airada são uma equipa vencedora quando se juntam no desentupimento de banheiras, chuveiros e lava-loiças. Ponto número 1: são biodegradáveis. Quando combinados provocam uma reação química que ajuda a desfazer restos de alimentos, pelos e cabelos. A nossa sugestão é deitar os três produtos no cano entupido e deixá-los atuar por meia hora. De seguida, façam correr água quente, o que ajudará a dissolver a sujidade e limpar a canalização. O método pode ser repetido se não funcionar à primeira.

2. Detergente da loiça

Esta é uma opção para usar, sobretudo, no lavatório da cozinha, onde se acumula mais gordura. O método é simples: verter um quarto de uma chávena com detergente da loiça e, de seguida, deitar água a ferver. Podem ainda usar duas colheres de sopa de fermento em pó e despejar no ralo. A efervescência gerada ajudará a desentupir o cano. Se tiverem mais tempo e jeito para a bricolage, podem remover o sifão que se situa por baixo do lavatório e fazer a limpeza a partir daí.

3. Desentupidor de borracha

O rei dos desentupimentos é o desentupidor de borracha. Funciona com um sistema de sucção; pressiona-se o cabo com força para que o movimento da água, de cima para baixo, remova os resíduos. Deve haver água suficiente no ralo para que funcione bem.

4. Desobstruir o cano do lava-loiça

Se o vosso problema é específico do lava-loiças, podem também usar um desentupidor de borracha da mesma foram descrita no ponto anterior. Caso o entupimento seja de gordura, deitem no ralo uma chávena de sal e uma de bicarbonato de sódio, seguindo-se-lhes um litro de água a ferver.

5. Calcário nas canalizações

Há regiões do país com muito calcário – por exemplo, o Algarve. Resultado: nesses lugares a água vai correndo cada vez pior devido ao acumular de sedimentos nos canos. Nestes casos, pode-se usar vinagre branco e bicarbonato de sódio. De seguida, deve-se tapar o cano e deixar atuar durante cerca de 30 minutos. Para finalizar, deve-se despejar água a ferver.

6. Desentupir uma sanita

É dos piores lugares para um entupimento, mas é também dos mais frequentes. Um cano entupido de sanita pode-se resolver de duas formas simples: com um desentupidor de borracha ou deitando um balde de água cheio para que o respetivo volume e peso gerem a pressão suficiente para libertar o cano.

7. Desentupir a banheira

O ralo de uma banheira ou de um chuveiro é um viveiro de resíduos prontos a entupirem canos, onde se forma uma miscelânea de resíduos (cabelos, pelos, etc) que entope o ralo impedindo a água de escorrer devidamente. Solução? Vertam no ralo duas a três colheres de sopa de sal, um copo de vinagre, e meio copo de bicarbonato de sódio. Esperem 30 minutos e terminem o processo deitando água a ferver.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Shawn Mendes regressa a Portugal em 2022

King Princess junta-se ao músico para assegurar a primeira parte do espetáculo.

Desconfinamento. Bares e discotecas voltam a funcionar a 1 de outubro e acabam os limites de lotação

O certificado digital será necessário para aceder a grandes eventos e a máscara continua a ser obrigatória em várias situações. Mas há exceções.

O Jumanji está a caminho da Playstation 5

Jumanji: The Video Game vai ser relançado com uma edição adaptada à nova consola da Sony.