7 dicas para aumentar o alcance das publicações no Instagram

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Querem dar um boost ao vosso Insta? Este artigo é para todos vós.

Ter alcance no Instagram transformou-se em muito mais do que uma métrica. A nível pessoal e profissional, passou a ser sinónimo de sucesso. Mais alcance, mais likes e mais partilhas, tudo isso concorre para um objetivo: almejar um determinado estatuto naquela rede social. Goste-se ou não, é assim que funciona.

A definição de alcance no Instagram é simples. Trata-se do número de pessoas que visualizaram determinado conteúdo publicado. Não é só para as marcas e empresas que o alcance é um fator crítico, mas também para quem também, através das redes sociais, se transformou numa marca. Falamos, sobretudo, dos influenciadores. Mas quem é que não gosta de ter mais um like ou dois no seu post?

Não havendo uma fórmula matemática de sucesso que se converta automaticamente em alcance, engajamento e likes, há uma série de conselhos que, combinados, podem resultar numa melhoria significativa de posicionamento no Instagram. Outra hipótese é comprar likes no Instagram, através de recursos como os comercializados por empresas como a Stormlikes. Para já, vamos às dicas para aumentar o alcance das publicações no Instagram.

1. Qualidade, constância e consistência

Não vale a pena inventar: antes de mais, se querem ter mais alcance no Instagram, têm que produzir conteúdos com qualidade, ser constantes no número de publicações por semana e altamente consistentes na qualidade apresentada. Pensem no vosso conteúdo, façam um planeamento cuidado a partir dos indicadores que partilhamos convosco e, depois, mantenham-se firmes no caminho escolhido – que é longo.

2. Hashtags

Escolher as hashtags certas é uma das dicas mais importantes para fazer crescer o alcance do vosso Instagram. As hashtags devem ser escolhidas em função do conteúdo e da sua audiência. Escolher hashtags relevantes é importante para captar os seguidores que procuram por determinado tópico ou hashtag. Não vale a pena usar um batalhão de hashtags. Escolham as palavras-chave certas e tragam novos seguidores para a vossa conta. Não cometam o erro de escolher hashtags muito relevantes no Instagram, mas completamente a despropósito dos conteúdos da vossa conta. Nesse caso, o feitiço vai virar-se contra o feiticeiro.

3. Engajamento e interação

É fundamental engajar os vossos seguidores para garantir que o vosso conteúdo está no topo do feeds dos mesmos. Para isso, devem priorizar conteúdo que os envolva, utilizando uma linguagem pessoal – e personalizada – para gerar identificação. Incentivem os vossos seguidores a gostar, comentar e partilhar os vossos conteúdos. Estreitem os laços com a vossa audiência – leiam as perguntas que têm para vos fazer e respondam. Sejam autênticos, sempre. A interação é absolutamente chave nas redes sociais.

4. Encontrar o horário certo

O Instagram é uma aplicação global onde milhões de pessoas, oriundos dos mais diversos e diferentes fusos horários procuram conteúdos todos os dias. Devem, por isso, estudar a geografia dos vossos seguidores e otimizar as vossas publicações em um ou vários horários que se adequem a esses horários. Há muita literatura disponível na Internet sobre horários de publicação no Instagram que vale a pena ler. Para planear melhor, tenham em consideração quando é que os utilizadores usam o smartphone – o que varia em função da sua disponibilidade, horário de trabalho e de pausa, tempo para família, hobbies.

5. Stories, Live e Reels

Nem só de um feed bonito se constrói uma conta de Instagram. As stories, as lives e os Reels são ferramentas absolutamente extraordinárias. Os lives, cujo sucesso foi evidente durante o Grande Confinamento – veja-se o caso da série Como é que o Bicho mexe?, de Bruno Nogueira – têm a particularidade de enviar uma notificação aos vossos seguidores, convocando-os facilmente para o vosso perfil. As stories também são importantes para manter o interesse e a interação com os vossos seguidores. Já os vídeos são também uma excelente ferramenta de produção de conteúdos e cativar novos seguidores.

6. Call to Action (CTA)

Uma Call to Action pode ajudar a promover a interação do utilizador com o vosso post. As CTA são mensagens claras que apelam à ação: gostar da foto, comentar, salvar na coleção e ouvir uma opinião são algumas dos múltiplos desafios que se podem colocar ao seguidor.

7. Post patrocinado

Se têm uma conta comercial, podem optar por aumentar o alcance de determinado post ou da vossa conta através de anúncios pagos. Para tal, e caso tenham uma conta comercial, basta clicar na opção “promover” para verem o vosso post circular à volta do mundo.

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