6 companhias aéreas com música de embarque característica

- Publicidade -

Alguma vez sentiram que uma companhia aérea faz tudo bem? Quer seja o atendimento ao cliente ou o entretenimento a bordo, algumas companhias sabem como atingir a perfeição.

Pode soar estranho, mas a música que ouvimos enquanto embarcamos é uma parte fundamental da experiência. A música é algo com o que quase todos nós nos podemos relacionar, pois talvez faça parte de uma memória especial ou desencadeie uma emoção – e tem o poder de influenciar como nos sentimos.

As companhias aéreas sabem disto e, por isso, despendem muito tempo e esforço para selecionar a música perfeita para acompanhar o embarque dos passageiros. Abaixo, listamos seis bons exemplos.

Singapore Airlines

O principal objetivo de uma banda sonora é adaptar-se às experiências que estão a viver. Por esse motivo, podem ouvir música dramática durante o clímax de um filme ou uma música animada e empolgante num programa de TV que revela os números vencedores da loteria. Quem supervisiona a música de um voo na Singapore Airlines sabe como funciona.

A música de embarque para os voos da Singapura pode não ser tão empolgante comparativamente a outras companhias aéreas, mas cumpre a sua função ao criar uma atmosfera agradável e calma enquanto esperam para embarcar. Há também uma nostalgia no ar, o que é adequado, já que as pessoas têm, muitas vezes, boas memórias das suas férias – exatamente o que vão fazer quando aterrarem.

Air France

Se por alguma razão se sentirem mais em baixo enquanto embarcam – quer estejam de ressaca ou apenas extremamente cansados – então, a música de embarque da Air France vai animar o vosso dia.

Mantendo-se fiel à tradição europeia de abraçar a música dance, a música otimista da companhia usa alguns bons sons eletrónicos sustentados por uma batida de «heavy techno». Alguém no escritório da Air France deve ser um apreciador de raves.

Esta nova versão substituiu a antiga música, “The World Can be Yours” pelos Telepopmusik, há três anos. Era uma versão mais calma e apareceu diversas vezes nos vídeos promocionais da companhia aérea.

A música atual, por outro lado, é bem diferente do padrão habitual das companhias aéreas.

Qatar Airlines

A música de embarque da Qatar é tão popular que até existe um vídeo no YouTube que toca a música em repetição por três horas – com cerca de 150,000 visualizações. Claramente as pessoas gostam de sentir que vão de férias.

Mas porquê que é tão popular? Bem, o compositor que criou a peça é, na verdade, uma compositora nacional do Qatar chamada Dana Al Farda, que faz um bom trabalho a construir uma atmosfera com piano e cordas. A música estabelece um fluxo rítmico, quase como a própria viagem de avião antes de um final satisfatório que pode espelhar a aterragem no destino dos vossos sonhos.

A música é relativamente nova, introduzida com o lançamento da Qsuite, uma atualização da classe executiva, mas pode ficar no ar por mais algum tempo visto o quanto os clientes apreciam a música.

Etihad Airlines

A Etihad utiliza uma abordagem suave para o seu som ambiente – e funciona muito bem. Transmite a sensação de que estão prestes a embarcar para uma aventura épica com harmónicas cinematográficas.

A companhia está habituada a oferecer o melhor conforto aos seus clientes, por isso teve em atenção à música durante o voo. No entanto, a música anterior à atual foi a mais popular até ao momento. Outra faixa que serve de apoio enquanto trabalham.

Japan Airlines

A música da Japan Airlines pode soar, à primeira vista, a um anúncio de bancos, mas não desistam de apreciar à primeira nota – fica melhor à medida que avança. Ao contrário das outras faixas mais animadas, esta começa lentamente mas transforma-se em um crescendo, ajudada por vozes femininas que o acompanham.

A música chama-se “I Will Be There With You” e foi lançada ao mesmo tempo que a Japan Airlines apresentou os seus voos 777-300ER para os Estados Unidos da América – daí os vocais soarem americanos.

Turkish Airlines

Até agora, lidámos apenas com música clássica e a variedade de instrumentos associados. A Turkish Airlines opta por uma abordagem diferente – e não menos eficaz!

Usa tantos instrumentos que a sua contribuição para este artigo usa guitarras exuberantes e um ritmo otimista que lhe transporta em pensamento para o vosso destino de sonho de férias, mesmo sem sair do chão.

Se isto não é suficiente, há uma música de espera especial – a melodia que ouvem enquanto esperam para falar com o atendimento ao cliente. É uma ótima ideia para acalmar clientes irritados – dêem-lhes apenas uma música cativante para ouvir!

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados