516 Arouca. Nova ponte pedonal suspensa será a maior do mundo

- Publicidade -

Sim, o nome deve-se aos seus 516 metros de extensão.

Há muito que se fala desta estrutura pedonal, em construção desde maio de 2018. Quando a Câmara Municipal de Arouca publicou os detalhes da obra no site oficial, estava previsto que o prazo de execução fosse de 300 dias. Porém, e como costuma ser habitual nas obras públicas, também a construção daquela que será a maior ponte pedonal do mundo foi sofrendo diversas pausas.

Em declarações à Lusa no ano passado, o município de Arouca avançava que a 516 Arouca só deveria ser inaugurada na primavera deste ano. Pois bem, tal não aconteceu.

Porém, sabe-se agora que a obra está em fase de conclusão, pelo que aquela que será a maior ponte pedonal suspensa do mundo deverá ficar pronta ainda este ano.

A 516 Arouca, tem, como o nome sugere, uma extensão de 516 metros, um vão de cerca de 480 metros e uma altura do rio Paiva de, aproximadamente, 175 metros. A largura útil do tabuleiro em gradil é de 1.20 metros.

A ponte ligará as margens do rio Paiva nas imediações da Cascata das Aguieiras e da Garganta do Paiva, fazendo com que seja possível apreciar estes dois pontos e toda a paisagem envolvente a partir de uma cota superior.

A Itecons é a entidade responsável pela elaboração do projeto de engenharia e arquitetura. A construção foi cofinanciada pelo programa PROVERE, do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) – Norte 2020.

Até lá, saibam que os Passadiços do Paiva já reabriram ao público. Mas atenção. De momento, a lotação máximo é de 600 pessoas por dia, havendo controlo nas entradas e saídas.

- Publicidade -

Relacionados