5 dicas essenciais para preparares a tua casa para este Inverno

Muitos de nós detestam um Inverno chuvoso. Há quem adore o frio do Inverno e o mau tempo, sim, mas, normalmente, quando chegamos ao fim do dia de trabalho num Inverno não muito simpático, não há nada que nos pareça melhor do que chegar a casa e enrolar-nos em mantas ao mesmo tempo que bebemos um café bem quente.

Mas isso pode não ser o suficiente e há vários fatores de risco que são facilmente esquecidos e negligenciados pelos mais friorentos. A pensar nisto, Marcelina Guimarães e Miguel Fernandes, responsáveis pela Habitat Saudável, empresa de arquitetura e consultoria em saúde geoambiental, partilham cinco dicas essenciais para não descurar neste inverno em prol dos sistemas de equipamento contra o frio exterior. E, tendo em conta a vaga de frio que está para chegar, mais vale prevenir que remediar.

1. Ventilar, ventilar e ventilar
Uma casa que não seja ventilada diariamente nunca será uma casa saudável. O frio exterior é pouco convidativo a janelas abertas, mas é importante deixar a casa respirar. Ao acordares, aproveita para abrir as janelas e deixar o ar circular dentro da tua casa.

2. Sistemas de aquecimento
Quando o frio se fizer sentir, evita sistemas de aquecimento por convecção, que secam o ar e arrastam pó e partículas em suspensão. O ideal é optar por sistemas de radiação térmica.

3. Atente à humidade dos espaços
Coloca um termo higrómetro (de baixo custo) nos espaços para controlar a humidade, a qual deve estar compreendida entre 40% a 60%. Este aparelho armazena o valor mínimo e máximo alcançados em determinado intervalo de tempo e, geralmente, tem dois mostradores que permitem a visualização da humidade e da temperatura em simultâneo.

4. Utilize um medidor de Radão
Esta é a melhor época do ano para fazer uma análise laboratorial a este gás presente no interior de nossas casas; para isso, coloca um medidor de Radão em cada piso do teu lar. O aparelho mede a concentração do gás e, caso se conclua que os níveis estão superiores aos limites recomendados, deverás ventilar todos os espaços.

5. Atenção à temperatura do seu quarto
Sabe bem descansar o corpo e a mente num quarto quente e confortável, mas é importante controlar os níveis de humidade relativa ao ar neste espaço. A temperatura ideal para dormir são 18º, e lembra-te, mesmo que aumentes a roupa na cama, a regra é: “pés quentes, cabeça fresca”.


 

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

10,855FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
632SeguidoresSeguir

Relacionados

E porque não aproveitar a quarentena para melhorar a caligrafia?

O Estado de Emergência obrigou-nos a fazer uma pausa no ritmo frenético do estilo de vida habitual. E isto significa que, de momento, surgiram boas oportunidades para iniciar atividades ou hobbies que, até agora, se encontravam por explorar por falta de tempo.

10 dicas para utilizar em apps de socialização

É importante ter em conta que nada é 100% seguro.

Keep Safe, Keep cooking. Chef Rui Rebelo ensina-nos a cozinhar durante a quarentena

Responsável pelos restaurantes Oficina Craft Snackery e Oficina do Duque, o chef Rui Rebelo é daqueles que não ficar parado sem magicar alguma coisa.

11 dicas para cuidar dos animais de estimação dentro e fora de casa

É de extrema importância que se explique a todos os que têm animais de estimação em casa, também eles de quarentena, algumas dicas de forma a que esta convivência seja a mais adequada para ambos, tutores e animais.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes